prof_carmona05/12/14 - Mais uma vez na vanguarda da educação especial, a FCEE recebeu nesta semana o psicólogo e professor cubano Arsênio Carmona Gutierrez, uma das maiores referências na América Latina na área da pessoa com deficiência, que ministrou o curso “Avaliação de Crianças com Paralisia Cerebral”, voltado para capacitação dos profissionais da FCEE no método conhecido como Avaliação Assistida ou Mediada.

“O objetivo deste curso foi desenvolver critérios e procedimentos para avaliação da paralisia cerebral infantil com a intenção de identificar as diversas alternativas de intevenção para contribuir ao desenvolvimento de capacidades que permitam minimizar as consequencias das deficiências que caracterizam o paralítico cerebral infantil”, explicou Carmona, salientando que a avaliação tradicional usada em todas as síndromes invalidantes, a chamada Avaliação Certificativa, enfatiza aspectos descritivos e classificatórios, muitas vezes voltados a preencher requisitos legais necessários para obtenção de benefícios sociais.

Assim, o professor cubano, doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Reabilitação pelo Centro Nacional de Reabilitação Júlio Diaz, Havana (Cuba), defende que se faça uma avaliação mediada, na qual o avaliador realiza um processo de mediação buscando identificar quais são as intervenções que podem ser incorporadas no processo posterior de atendimento, elaborando recomendações para o programa de atendimento a ser elaborado para o paciente em análise. 

 

“Cada caso de paralisia cerebral infantil é único e singular, e assim deve ser a avaliação, um processo de trabalho conjunto entre avaliador e paciente”, afirmou Carmona, explicando que este tipo de abordagem inovadora para avaliação de crianças com paralisia cerebral ainda é pouco utilizado no Brasil, apesar de ser alvo de alguns estudos e pesquisas.

 

Método desenvolvido a partir dos anos 70 principalmente na Rússia, Alemanha, Romênia e Israel, a Avaliação Assistida ou Mediada possui origens nas teorias do psicólogo russo Lev Vygotsky (1896-1934), importante pensador, pioneiro na defesa das possibilidades de desenvolvimento das crianças com necessidades educativas especiais.

 

Aplicação prática com alunos da FCEE

 

Desde 2013, o especialista cubano, professor do curso de Psicopedagogia e Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), localizada em Ihéus (BA), já realizou outros dois cursos na FCEE, “Avaliação para intervir” e “Avaliação de crianças com DM”, dentro de um processo de capacitação dos profissionais da instituição para a realização desta inovadora abordagem para avaliação de crianças com paralisia cerebral. Ao longo de 2015 serão realizados novos cursos, desta vez voltados para a aplicação prática dos conhecimentos obtidos, através da implantação da metodologia de avaliação com os alunos com paralisia cerebral atendidos pela FCEE. Segundo Carmona, o objetivo é capacitar os profissionais da FCEE a não apenas realizarem a avaliação, mas indicarem alternativas de intervenção para o desenvolvimento dos pacientes para o planejamento do atendimento reabilitador.

 

“Aqui na FCEE existe uma concentração importante de profissionais com vasta experiência na educação especial, fato que facilita a incorporação desse processo”, destacou Carmona, salientando ainda como fator facilitador a diversidade de deficiências entre os alunos atendidos pela instituição.

 

O curso “Avaliação de Crianças com Paralisia Cerebral” ocorreu de 01 a 05 de dezembro e contou com a participação de diversos profissionais, entre professores e técnicos dos diversos Centros de Atendimento da FCEE.

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