seminario_ande11/02/15 - Com o tema “A Trajetória da Bocha Paralímpica na Fundação Catarinense de Educação Especial”, a educadora física Fabíola Spader, do Centro de Educação Física (CEDUF) da FCEE, apresentou o trabalho realizado com os educandos da instituição no III Seminário Internacional e VII Curso de Capacitação Técnica da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), que ocorreu em São Paulo entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro e reuniu personalidades do esporte paraolímpico brasileiro, como o Vice-Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), professor Ivaldo Brandão Vieira, e o técnico da Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica, Darlan França Ciesielski Junior.

O trabalho apresentado por Fabíola abordou a história do projeto de prática da bocha paralímpica com os alunos atendidos pela FCEE e a trajetória de conquistas obtidas pelos atletas. “A partir do exposto, foi possível observar a evolução da participação e do nível técnico dos atletas contemplados pelo projeto, com destaque para os treinamentos planejados e direcionados, a preparação intensiva dos técnicos e a importância desse projeto na preparação e evolução dos atletas envolvidos”, acrescenta a educadora, ressaltando também a grande importância da troca de experiências com a equipe técnica da Seleção Brasileira durante o evento para o aprimoramento dos equipamentos e treinamentos técnicos e táticos que serão desenvolvidos com os atletas da FCEE.

O CEDUF e a Equipe de Bocha da FCEE

O CEDUF direciona suas ações ao aprimoramento da educação física realizada com pessoas com deficiência, condutas típicas e altas habilidades, com foco no desenvolvimento da prática desportiva formal ou informal, seja ela escolar, de participação, de competição ou ainda como forma de lazer e de promoção de qualidade de vida.

Em 2014, a equipe de atletas de Bocha Paralímpica da FCEE conquistou diversos títulos, entre eles o de Vice-Campeã do Circuito Catarinense de Bocha Paralímpica, medalha de prata e bronze nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) e medalhas de ouro e prata nos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) além do vice-campeonato no Regional Sul.

A equipe de Bocha da FCEE está disponível para receber novos atletas. Contatos através dos telefones (48) 3381-1676  ou (48) 3381-2428.