libras_reuniao_lages25/02/15 - A comunidade surda da Região Serrana de Santa Catarina será a grande beneficiada com a segunda Central de Interpretação de LIBRAS do Estado, serviço disponibilizado através de uma parceria da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) com o programa do governo federal Viver Sem Limites da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). A Central será instalada nas dependências da Associação de Pais de Amigos dos Surdos (Apas) da cidade de Lages e oferecerá serviços gratuitos para intermediação da comunicação através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para usuários não-ouvintes de todos os doze municípios que compõe a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Lages.

A definição da localização da Central foi resultado de uma reunião realizada nesta segunda-feira (23/02) na sede da Apas, em Lages, com a participação do presidente da FCEE, Eliton Verardi Dutra, da coordenadora do projeto e responsável técnica do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da FCEE, Patrícia Amaral, do presidente da Apas, Ademar Varela, do deputado estadual Gabriel Ribeiro e do Secretário de Desenvolvimento Regional, João Alberto Duarte.

O presidente da Apas, Ademar Varela, ressalta que o projeto trará grandes benefícios à comunidade surda. “A região tem centenas de surdos e a Central dará a eles o direito constitucional de se expressar amplamente”, afirmou Varela.

“A escolha de Lages para receber a Central levou em conta o número de municípios contemplados e a quantidade considerável de surdos que serão beneficiados”, explicou Patrícia Amaral, que coordenou com sua equipe do CAS o estudo de levantamento realizado ao longo do mês de fevereiro para definir qual região de Santa Catarina receberia a segunda Central de Intérpretes do Estado coordenada pela FCEE.

A previsão é que a Central de Interpretação de LIBRAS entre em funcionamento até o final do mês de março. Nas próximas semanas a FCEE deverá realizar a entrega dos equipamentos, mobiliários e veículo fornecidos pelo Governo Federal. Os profissionais que irão trabalhar na Central serão intérpretes da própria região e receberão apoio técnico do CAS/FCEE.

central_interprete_librasHistórico

As Centrais de Interpretação de LIBRAS (CIL) são parte da política desenvolvida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNPD) da SDH/PR. Desde 2012, foram implantadas 23 centrais no Brasil em parcerias com Estados e municípios, que auxiliam o atendimento das pessoas surdas nos serviços públicos, médicos, jurídicos e policiais com intérprete de LIBRAS e traslado. Para implantar as Centrais, o governo federal doa mobiliário, computadores, equipamentos eletrônicos e um carro para Estados e municípios interessados. Como contrapartida, os parceiros devem disponibilizar recursos humanos e materiais de escritório, além de um motorista e de manutenção para o veículo.

A Central de Intérpretes de LIBRAS do CAS/FCEE, instalada no campus da instituição em São José (SC), foi criada em agosto de 2012, tendo sido integrada ao programa Viver Sem Limites, da SDH/PR, no início de 2013, mudando então sua denominação para CEILS/SC. Seu objetivo é promover a comunicação entre surdos e ouvintes por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), garantindo assim o acesso às informações e a participação efetiva dos surdos na sociedade preservando seus direitos. A CEILS/SC realiza atendimentos gratuitos para a comunidade surda de todo o Estado de Santa Catarina, com preferência para os municípios da Grande Florianópolis, para casos de interpretação médica, jurídica, policial, encaminhamento e suporte ao mercado de trabalho, entre outros. Todos os atendimentos são feitos com agendamentos prévios com 48h de antecedência via e-mail, telefone, Skype ou pessoalmente na sede da CEILS/SC. Casos de urgência também são atendidos através de um intérprete plantonista membro da Central. Contatos através do e-mail centralinterpretes@fcee.sc.gov.br ou pelo telefone (048) 3381-1651.