Imagem 27/03/15 - Ao longo desta semana duas capacitações gratuitas oferecidas pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) atraíram professores de todo o Estado em busca de aprofundamento na área da Educação Especial. O curso “Adaptação em Relevo de Matrizes para Livros em Braille” reuniu uma turma de 11 professores e pedagogos que atuam com deficientes visuais na Rede Regular de Ensino do Estado, enquanto o curso “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade” atraiu mais de 30 professores da área de educação especial da rede estadual, de escolas municipais e APAES.

Adaptação em Relevo

Ministrado pelas experientes pedagogas da FCEE Maria Lúcia Lopes de Simas e Vitória Terezinha Schiller de Souza, que atuam há cerca de 10 anos no Serviço de Produção de Livro Acessível do Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), o curso “Adaptação em Relevo de Matrizes para Livros em Braille” costuma ocorrer uma vez por semestre no campus da FCEE com o objetivo de capacitar professores, pedagogos e instituições sobre a importância da adaptação em relevo como recurso e estratégia de apoio para a efetivação do processo de inclusão com pessoas com deficiência visual.

Pedagoga Sandra Morais e um mapa adaptado em relevoEntre as onze professoras presentes no curso e provenientes das mais diversas cidades do Estado, como Rio do Sul e Palhoça, estava Sandra Morais, pedagoga e professora de informática na Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (Adevosc), de Chapecó, que salientou a importância da capacitação pelo efeito multiplicador do conhecimento. “É a primeira vez que venho fazer um curso na FCEE e considero muito importante esta formação, pois acabamos nos tornando também multiplicadores deste conhecimento para os professores da rede de todos os municípios da nossa Região, que sempre nos procuram pedindo orientações”, afirma a pedagoga.

O processo de Adaptação em Relevo é uma das fases do complexo processo de adaptação e transcrição dos livros didáticos para o Braile, o qual implica em adaptar toda e qualquer figura plana (representação gráfica em tinta, como figuras, mapas, gráficos e fluxogramas) em relevo. Segundo explica a professora Maria Lúcia, “criatividade e bom senso são a base da adaptação em relevo”. “O material em relevo é muito mais rico para as crianças do que os livros apenas em Braile”, explica a pedagoga, que atua desde 2005 na FCEE no setor específico de adaptação em relevo de matrizes para livros em Braille. Mais informações neste link

Educação Inclusiva

Turma do curso de "Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"Com o objetivo de capacitar professores da rede regular de ensino sobre o processo de inclusão de crianças com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o curso de “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” focou principalmente nas estratégias e metodologias de ensino. Ministrado por um grupo de profissionais da FCEE, entre pedagogos e fonoaudiólogos, a formação também abordou temas como “Política de Educação Inclusiva”, “O papel do Segundo Professor e Professor Regente”, “Comunicação Alternativa” e “Serviço de Atendimento Educacional Especializado”.

Segundo as pedagogas do Centro de Ensino e Aprendizagem (CENAP) da FCEE, Grazielle Franciosi da Silva e Francislanny Pereira de Jesus, o tema das diretrizes metodológicas de inclusão e os direitos de atendimento das pessoas com deficiência foram os principais questionamentos do público presente, que incluiu professores de cidades como Lages, Itajaí, Anita Garibaldi, Garopaba, Governador Celso Ramos e Palhoça atuantes com educação especial tanto na rede estadual de ensino, quanto nas redes municipais e APAEs. “Tivemos a participação de alguns profissionais com muita experiência na área, o que permitiu o aprofundamento das discussões”, afirmou Grazielle.

Mais quatro edições deste curso deverão ocorrer ao longo de 2015 no campus da FCEE. Instituições e escolas que atuam com educação especial podem também solicitar a realização desta formação nas suas Regiões. Mais informações com a Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) da FCEE através do e-mail gecea@fcee.sc.gov.br.