Foto: Equipe Tênis de Mesa nos Parajasc 2014Símbolo acessibilidade LIBRAS 23/04/15 - A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) estará presente em mais uma edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que ocorrem de 25 a 30 de abril em São Miguel do Oeste, com uma delegação formada por 27 atletas, representantes de Florianópolis e São José, competidores nas modalidades Atletismo, Bocha Raffa, Bocha Paralímpica, Futsal e Tênis de Mesa. No total, o maior evento paradesportivo do Estado irá reunir quase cinco mil participantes, entre atletas, dirigentes e técnicos, provenientes de 75 municípios.

Promovidos pelo Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com a prefeitura local, os Parajasc foram criados em 2005 com apoio da FCEE e são destinados a atletas com deficiência auditiva, física, visual e intelectual. Nesta 11ª edição estarão em disputa as seguintes modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, basquete para cadeirantes, bocha raffa e bocha paralímpica. A FCEE, além da participação dos atletas e técnicos, também atua na avaliação e classificação de atletas com Deficiência Intelectual e Auditiva.

“Este é um evento diferenciado, reconhecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro como um dos maiores eventos paradesportivos não apenas do Brasil, mas do mundo, pelo alto número de participantes”, afirma o coordenador do Centro de Educação Física (CEDUF) da FCEE, Jefferson Seeber, que participou da criação e concepção dos Jogos. “A cada ano, nos surpreendemos com o aumento do número de participantes, o que mostra a importância dos Parajasc no cenário nacional, servindo de exemplo para outros Estados”, acrescenta.

Foto: Equipe Tênis de Mesa nos Parajasc 2014 Entre os membros da delegação da FCEE, destaque para os atletas da equipe do Tênis de Mesa, Márcio Haman e Dalmir Matos, que durante sete anos foram os grandes campeões da modalidade e este ano buscam retornar ao lugar mais alto do pódio, após algumas edições em que foram superados por outros atletas. No Atletismo, Alexsandro Amaral, veterano em competições, disputará as provas de pista e lançamento do dardo, sabendo que terá pela frente atletas de alto nível e mais novos. Já a atleta Liliam de Andrade, estreante nos Parajasc, espera repetir a boa atuação na última edição dos Jogos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina (Parajesc), quando conquistou uma medalha de bronze na modalidade.

Foto: Equipe Futsal nos Parajasc 2014No Futsal, a expectativa é passar da primeira fase e até sonhar com uma medalha. “Este ano nossa equipe está em uma chave mais equilibrada, o que não aconteceu em 2014, quando ficamos na mesma chave do campeão e do vice e não avançamos para a segunda fase”, afirma o técnico Fernando Bueno, que também destaca os novos atletas que acrescentaram qualidade ao time em relação ao ano passado.

Na modalidade Bocha Raffa, conforme explica o técnico Valdeci Lisboa, os atletas chegam na competição sabendo que enfrentarão duplas muito mais qualificadas. “A principal dificuldade é que a Bocha Rafa não é uma modalidade oficial na nossa região, por isso as equipes das regiões Norte e Oeste chegam mais fortes, pois treinam em canchas oficiais”, afirma o professor da FCEE e treinador da equipe.

Foto: Equipe de Bocha ParalímpicaJá na Bocha Paralímpica, as expectativas são muito boas, pois a equipe da FCEE conquistou diversos títulos em 2014, como o vice-campeonato no Circuito Catarinense de Bocha. “Em 2015, já iniciamos bem, pois tivemos atletas classificados em 1º e 3º lugar na classe BC3 no Circuito, o que demonstra o potencial de nossa equipe”, afirma a técnica Fabíola Spader, lembrando que a FCEE ainda não conquistou uma medalha de ouro nos Parajasc.

Centro de Educação Física da FCEE

O Centro de Educação Física (CEDUF) da FCEE direciona suas ações ao aprimoramento da educação física realizada com pessoas com deficiência, condutas típicas e altas habilidades, com foco no desenvolvimento da prática desportiva formal ou informal, seja ela escolar, de participação, de competição ou ainda como forma de lazer e de promoção de qualidade de vida. Contatos através dos telefones (48) 3381-1676  ou (48) 3381-2428 e pelo e-mail ceduf@fcee.sc.gov.br