Exemplos de recursos ópticos: diferentes tipos de lupas, telescópios e óculos com filtro. em LIBRAS','width=560,height=315,left='+(screen.availWidth/2-280)+',top='+(screen.availHeight/2-157.5)+'');return false;">Símbolo LIBRAS 19/05/15 - Cerca de 20 pessoas provenientes de todas as regiões de Santa Catarina serão beneficiadas nesta próxima quinta-feira, 21 de maio, com mais uma entrega de recursos ópticos no âmbito de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), no qual a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) é centro de referência no Estado na área de Reabilitação Visual.

Na ocasião, os pacientes receberão recursos ópticos como lupas e telescópios além de orientação de uso realizada pela equipe multidisciplinar do Serviço de Reabilitação Visual (SRV) da FCEE, formada por médicos oftalmologistas, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e professores de Reabilitação Visual e Orientação e Mobilidade.

O SRV, ligado ao Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas Deficientes Visuais (CAP) da FCEE, realiza atendimentos em pacientes com deficiência visual congênita, patológica ou provocada por acidentes de todas as idades, de crianças a idosos, provenientes de diversas cidades do Estado e indicados pelo SUS para tratamento de reabilitação visual.

Os recursos ópticos têm como função principal auxiliar o ajuste da visão tanto para longe quanto para perto, dependendo do instrumento. “São recursos de extrema importância, utilizados no dia a dia das pessoas”, explica o pedagogo Marcelo Lofi, coordenador do CAP, acrescentando que nesta quinta-feira serão entregues lupas e telescópios de diversos tipos.

CAP - Referência estadual em Reabilitação Visual

O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) da FCEE é o único Centro de Referência credenciado no Ministério da Saúde em Santa Catarina, prestando atendimento ambulatorial aos usuários encaminhados pelo SUS deficientes visuais (cegos e baixa visão) e com perdas ou atrofias oculares por meio dos Serviços de Reabilitação Visual e de Adaptação de Prótese Ocular, que oferecem avaliação oftalmológica, adaptação e encaminhamento para o uso de recursos ópticos e não ópticos. Estes Serviços são compostos por equipes multidisciplinares, formadas por profissionais como oftalmologistas especialistas em Baixa Visão, optometrista, assistente social, pedagogos, psicólogos, e professores especialistas em Reabilitação Visual, Avaliação Funcional da Visão e Orientação e Mobilidade.

Informações detalhadas sobre estes serviços podem ser encontradas neste link.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito