Palestra da FCEE sobre bocha paralímpica na UFSC em LIBRAS','width=560,height=315,left='+(screen.availWidth/2-280)+',top='+(screen.availHeight/2-157.5)+'');return false;">Símbolo LIBRAS 28/05/15 - Profissionais do Centro de Educação Física (CEDUF) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizaram uma palestra na última terça-feira, 26 de maio, sobre o trabalho realizado com a equipe de bocha paralímpica para uma turma de estudantes do curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entre os temas abordados os benefícios da prática da modalidade para pessoas com quadro severo de disfunção motora e a experiência dos atletas guia.

Ao longo da palestra, realizada a convite do professor da disciplina de Educação Física Adaptada (Paradesporto), Juliano Fernandes, a técnica da FCEE Fabiola Spader explicou o conceito da modalidade e os seus benefícios, enquanto o professor de educação física Cesar Fritz Bueno relatou sua experiência como atleta guia (calheiro) e o pedagogo da FCEE e atleta Paulo Ricardo Pedroso falou sobre sua experiência como membro da equipe de bocha da instituição e a melhora na sua qualidade de vida.

A bocha paralímpica é um esporte direcionado para pessoas que apresentem um quadro severo de disfunção motora, decorrente de paralisia cerebral ou outras deficiências que apresentem o mesmo grau de comprometimento. Traz muitos benefícios aos seus praticantes, propiciando condições para inclusão social, promoção, prevenção e intervenção fisioterapêutica. No início era voltado apenas para pessoas com paralisia cerebral, com um grave grau de comprometimento motor (os quatro membros afetados e o uso de cadeira de rodas). Atualmente pessoas com outras deficiências também podem competir, desde que inseridas em classes específicas e que apresentem grau de deficiência similar ao da paralisia cerebral, ou seja, um quadro de tetraplegia ou quadriplegia, como por exemplo, distrofia muscular progressiva, AVC ou dano cerebral com função motora progressiva.

Equipe de bocha da FCEE nos Parajasc 2015O CEDUF e a Equipe de Bocha da FCEE

O CEDUF direciona suas ações ao aprimoramento da educação física realizada com pessoas com deficiência, condutas típicas e altas habilidades, com foco no desenvolvimento da prática desportiva formal ou informal, seja ela escolar, de participação, de competição ou ainda como forma de lazer e de promoção de qualidade de vida.

Em 2014, a equipe de atletas de Bocha Paralímpica da FCEE conquistou diversos títulos, entre eles o de Vice-Campeã do Circuito Catarinense de Bocha Paralímpica, medalha de prata e bronze nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) e medalhas de ouro e prata nos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) além do vice-campeonato no Regional Sul.

A equipe de Bocha da FCEE está disponível para receber novos atletas. Contatos através dos telefones (48) 3381-1676  ou (48) 3381-2428.