Capacitação para escolas da Grande Florianópolis em LIBRAS','width=560,height=315,left='+(screen.availWidth/2-280)+',top='+(screen.availHeight/2-157.5)+'');return false;">Símbolo LIBRAS 23/06/15 - Em uma parceria com a Gerência de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (18ª GERED), a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promoveu na semana passada, entre os dias 16 e 19 de junho, a capacitaçãoEducação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade”, voltada para professores que atuam com educação especial em 35 escolas da Rede Pública Estadual da Grande Florianópolis.

Realizada sob iniciativa da 18ª GERED, a capacitação foi realizada no Auditório da FCEE e contou com a participação de 78 pessoas, entre segundo professor de turma e professores do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) de educandos elegíveis na Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina.

“A avaliação dos professores sobre a capacitação foi muito positiva e muitos já solicitaram outra formação do gênero”, afirma Ivone Schaffer, Integradora de Educação Especial e Diversidade da 18ª GERED, salientando que o objetivo do curso foi contribuir com a discussão das escolas sobre a Política de Educação Especial, ampliando o entendimento dos educadores sobre os conceitos Deficiência, Aprendizagem, e Planejamento e possibilitando o desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas dentro das necessidades de cada aluno.

Conforme a Política de Inclusão Total, todos os educandos na faixa etária entre 06 e 17 anos, independente do diagnóstico, deverão estar matriculados e freqüentando as Escolas da Rede Regular de Ensino. O objetivo geral do curso foi capacitar os educadores da Rede Estadual de Ensino com orientações metodológicas e pedagógicas para melhor atender os educandos encaminhados pelos Centros de Atendimento Especializado assim como os educandos elegíveis para a contratação de segundo professor conforme previsto na Política do Estado.

Com carga horária de 32 horas, o curso foi dividido em quatro módulos, sendo os três primeiros (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual e Adequação Curricular) ministrados por profissionais do Centro de Ensino e Aprendizagem (CENAP) da FCEE. O último módulo, que abordou o tema Função do Segundo Professor de Turma, foi ministrado pelas pedagogas Ivone Schaefer, Integradora de Educação Especial e Diversidade da 18ª GERED, e Márcia Andrea Santos Silva, assistente técnico-pedagógica da 18ª GERED e mestre em educação especial.

“Os temas que falamos no CENAP, como a capacitação para atuar em SAEDE, são temas que os professores têm muita necessidade de ouvir”, salienta a coordenadora do CENAP, Jussara dos Santos, lembrando que este ano a FCEE realiza cinco edições do curso “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, similar a esta edição especial realizada para a 18ª GERED, sendo que a terceira edição ocorre em meados do mês de julho, em data a ser definida.

Instituições e escolas que atuam com educação especial podem também solicitar a realização desta formação nas suas Regiões. Mais informações com a Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) da FCEE através do e-mail gecea@fcee.sc.gov.br.