Integradoras de seis SDRs na FCEE em LIBRAS','width=560,height=315,left='+(screen.availWidth/2-280)+',top='+(screen.availHeight/2-157.5)+'');return false;">Símbolo LIBRAS 14/08/15 - Em uma iniciativa pioneira no Estado, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) recebeu nesta quarta-feira, dia 13 de agosto, representantes de seis Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) de Santa Catarina com o objetivo de iniciar a capacitação dos profissionais para a implantação de Serviços de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) voltados para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). O projeto inédito envolve as SDRs das seguintes regiões: 17ª Itajaí, 18ª Grande Florianópolis, 20ª Tubarão, 23ª Joinville, 26ª Canoinhas e 27ª Lages.

Grupo completo da capacitação para Integradoras das SDRsNeste encontro, coordenado pelo Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da FCEE e do qual participaram as Integradoras de Educação Especial de cada SDR e suas equipes das Gerências Regionais de Educação (GERED), foram apresentadas as diretrizes para a triagem dos alunos e implantação dos SAEDES - AH/SD nas seis SDRs selecionadas. Os Serviços deverão estar ativos já no início do ano letivo de 2016, com a triagem dos alunos ocorrendo ainda este ano.

“Ontem foi um momento muito especial e um marco histórico para a área das Altas Habilidades em Santa Catarina, pois este projeto da FCEE em parceria com a Secretaria de Estado da Educação visa disseminar o conhecimento e implantar SAEDEs nesta modalidade em outras regiões do Estado”, explica Andréia Panchiniak, coordenadora do NAAH/S. “As Integradoras estavam muito motivadas e contribuíram com muitas sugestões, porque percebem a necessidade de serviços nesta área nas suas regiões”, destaca Andréia, salientando que muitas delas já possuem alunos para iniciar o atendimento nos SAEDEs, que deverão ter no mínimo oito alunos e poderão atender diversas escolas.

O projeto da FCEE tem como objetivo otimizar recursos e fomentar a implantação de serviços que possibilitem a identificação e o atendimento dos alunos com AH/SD em diferentes regiões do Estado, descentralizando também o processo de avaliação. As SDRs escolhidas receberão assessoria para implantar o atendimento a esses alunos através de SAEDEs, assim como capacitações voltadas para os professores e demais profissionais da educação envolvidos no atendimento nesses Serviços. Com cronograma de execução até dezembro deste ano, o projeto prevê ainda a realização de capacitações a distância em outubro para as equipes das SDRs e a assessoria e análise dos processos de triagem dos alunos que serão encaminhados.

Os SAEDE - AH/SD são serviços educacionais ligados à rede regular de ensino do Estado de Santa Catarina prestados por professores especializados com o objetivo de promover o enriquecimento dos conteúdos nas áreas onde os alunos selecionados apresentam destaque. As aulas ocorrem no contra turno da escola regular para que as necessidades educacionais especiais dos alunos sejam atendidas e para que eles recebam o apoio necessário na área na qual apresentam talento ou capacidade superior.

Conforme as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica do Ministério da Educação (2001), pessoas superdotadas e talentosas são as que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora.

NAAH/S - Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE dirige suas ações aos alunos matriculados na rede regular de ensino que tenham indicativo de altas habilidades/superdotação, promovendo a identificação, o atendimento e o desenvolvimento desses educandos nas escolas públicas e demais sistemas educacionais do Estado, oferecendo serviços como assessoria à rede regular de ensino, orientação às famílias, apoio psicológico aos alunos e encaminhamento para instituições parceiras.

Pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD), assim como as pessoas com deficiência e as com transtornos globais do desenvolvimento, definem o público-alvo da educação especial, resguardadas por leis, devem receber um atendimento educacional especializado visando seu desenvolvimento.

Saiba mais em http://naahssc.blogspot.com.br