Fachada da APAS em LagesSímbolo LIBRAS 18/09/15 - Ocorreu na manhã desta sexta-feira a inauguração da segunda Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) de Santa Catarina, que funcionará junto a Associação dos Pais e Amigos dos Surdos (Apas) da cidade de Lages. A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Rose Bartucheski, assinou o convênio relativo ao serviço e realizou a entrega dos computadores, dos materiais e de um veículo, os quais serão utilizados para a prestação das atividades. A primeira Central de Interpretação de LIBRAS de Santa Catarina já funciona desde 2012 nas dependências da FCEE, em São José.

A Central de Interpretação de LIBRAS é um serviço gratuito que será prestado pela Apas de Lages para intermediação da comunicação para usuários não-ouvintes de todos os doze municípios que compõe a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Lages. O serviço é disponibilizado através de uma parceria da FCEE com o programa do governo federal Viver Sem Limites da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

Assinatura convênio“A Central de Intérpretes é uma oportunidade para as pessoas surdas de obterem apoio e acompanhamento em ocasiões como comparecimento a uma audiência com um advogado, consulta médica ou outra atividade que dependa da comunicação com pessoas que não conheçam a LIBRAS”, explica a presidente da FCEE, que esteve em Lages acompanhada do Gerente de Pesquisa e Conhecimento Aplicados, Waldemar Pinheiro, da coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da FCEE, Patrícia Amaral, e da intérprete de LIBRAS Elenice Soares.

As Centrais auxiliam os surdos nos serviços públicos, médicos, jurídicos e policiais com intérprete de LIBRAS e transporte, garantindo a efetiva inclusão social destas pessoas. Para viabilizar a estrutura, o governo federal entra com mobiliário, computadores, equipamentos eletrônicos e um veículo, enquanto estados e municípios oferecem recursos humanos, materiais de escritório e manutenção.

O presidente da Apas, Ademar Varela, ressalta que o projeto trará grandes benefícios à comunidade surda. “A região tem centenas de surdos e a Central dará a eles o direito constitucional de se expressar amplamente”, afirmou. “A escolha de Lages para receber a Central levou em conta o número de municípios contemplados e a quantidade considerável de surdos que serão beneficiados”, explicou, por sua vez, Patrícia Amaral, que coordenou com sua equipe do CAS o estudo de levantamento realizado no início deste ano para definir qual região de Santa Catarina receberia a segunda Central de Intérpretes do Estado coordenada pela FCEE.

Histórico

As Centrais de Interpretação de LIBRAS (CIL) são parte da política desenvolvida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNPD) da SDH/PR. Desde 2012, foram implantadas 23 centrais no Brasil em parcerias com Estados e municípios, que auxiliam o atendimento das pessoas surdas nos serviços públicos, médicos, jurídicos e policiais com intérprete de LIBRAS e traslado. Para implantar as Centrais, o governo federal doa mobiliário, computadores, equipamentos eletrônicos e um carro para Estados e municípios interessados. Como contrapartida, os parceiros devem disponibilizar recursos humanos e materiais de escritório, além de um motorista e de manutenção para o veículo.

A Central de Intérpretes de LIBRAS do CAS/FCEE, instalada no campus da instituição em São José (SC), foi criada em agosto de 2012, tendo sido integrada ao programa Viver Sem Limites, da SDH/PR, no início de 2013, mudando então sua denominação para CEILS/SC. Seu objetivo é promover a comunicação entre surdos e ouvintes por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), garantindo assim o acesso às informações e a participação efetiva dos surdos na sociedade preservando seus direitos. A CEILS/SC realiza atendimentos gratuitos para a comunidade surda de todo o Estado de Santa Catarina, com preferência para os municípios da Grande Florianópolis, para casos de interpretação médica, jurídica, policial, encaminhamento e suporte ao mercado de trabalho, entre outros. Todos os atendimentos são feitos com agendamentos prévios com 48h de antecedência via e-mail, telefone, Skype ou pessoalmente na sede da CEILS/SC. Casos de urgência também são atendidos através de um intérprete plantonista membro da Central. Contatos através do e-mail centralinterpretes@fcee.sc.gov.br ou pelo telefone (048) 3381-1651.