Assessoria técnica na região de ItajaíSímbolo LIBRAS 20/10/15 - Escolas da rede estadual de ensino e instituições conveniadas especializadas em educação especial das cidades da 17ª Secretaria de Desenvolvimento Regional - Itajaí (SDR) começaram a receber esta semana o programa de assessoria “in loco” implantado pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) intitulado “Assessoria aos Serviços de Educação Especial”, que tem como objetivo prestar assessoramento técnico aos professores e demais profissionais que atuam nos Serviços de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) da Rede Regular de ensino e das instituições especializadas em educação especial. O projeto já contemplou a Região da Grande Florianópolis (18ª SDR) em agosto deste ano e em novembro será a vez da região de Tubarão (20ª SDR).

Realizado pela Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) da FCEE em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR), através das suas Gerências de Educação (GERED), o programa envolve 15 profissionais de todos os Centros de Atendimento Especializado da FCEE que realizam visitas técnicas a escolas e instituições especializadas. De caráter experimental, o projeto reúne e redimensiona os diferentes modelos de assessorias praticados pela FCEE ao longo de sua história.

As visitas na região de Itajaí ocorrem de 19 a 23 de outubro nas escolas da Rede Estadual de Ensino e de 09 a 13 de novembro nas instituições especializadas em educação especial. No primeiro dia do projeto, dia 19, foram visitadas escolas estaduais das cidades de Camboriú e Balneário Camboriú. Nos demais dias serão visitadas escolas das cidades de Balneário Piçarras, Penha e Navegantes (20/10), Bombinhas, Porto Belo e Itapema (21/10), Itajaí (22/10) e Navegantes novamente (23/10). Na segunda fase do projeto, serão contempladas APAES e instituições congêneres das cidades de Balneário Camboriú e Camboriú (09/11), Porto Belo e Itapema (10/11), Balneário Piçarras, Penha e Navegantes (11/11) e Itajaí (12 e 13/11).

A próxima região do Estado a receber a assessoria técnica da FCEE, já realizada na Grande Florianópolis entre os dias 18 e 27 de agosto, será Tubarão (20ª SDR), que receberá a visita dos técnicos da FCEE de 16 a 19 de novembro nas escolas estaduais das cidades de Tubarão, Sangão, Jaguaruna, Pedras Grandes e Capivari de Baixo, e de 23 a 27 de novembro nas instituições especializadas em educação especial das cidades de Tubarão, Capivari, Sangão, Jaguaruna, Gravatal e Treze de Maio.