Usuários da FCEE seguram tocha olímpica
TRADUÇÃO LIBRASNesta terça-feira (12), o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 passou pelo município de Biguaçú e a recepção contou com a participação de um grupo de usuários da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), membros do grupo de Capoeira (usuários dos centros CENET, CEVI, CENER, CEDUF e Associação Catarinense da Síndrome do X-Frágil), convidados pela Prefeitura Municipal de Biguaçu e Associação Cultural Capoeira na Escola.

“Esta é a primeira Olimpíada da América do Sul e poder participar deste momento tão simbólico com os usuários é fazer parte de um momento histórico muito importante para o esporte mundial”, afirma o Educador Físico da FCEE, Fernando Bueno (Tuti).

A Chama Olímpica é um importante símbolo dos Jogos, homenagem aos gregos da antiguidade que inventaram os Jogos originais e que tinham uma adoração pelo fogo. Sempre é acesa meses antes dos Jogos em Olímpia, na Grécia, nas ruínas no templo de Hera. De lá, é levada até o país onde acontecerá o evento para ser conduzida em um percurso que termina no Estádio Olímpico, onde é acesa a pira. Na era moderna, a tocha é usada desde a edição de 1936, em Berlim.

Este ano a Chama Olímpica foi acesa no dia 21 de abril e viajou por alguns dias na Grécia até chegar ao Brasil, onde o revezamento iniciou em 3 de maio em Brasília, e desde então vem percorrendo todo o país. No total, mais de 12 mil pessoas irão participar do revezamento em mais de 300 cidades brasileiras.

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 ocorrem de 05 a 21 de agosto, e devem reunir mais de 10 mil atletas provenientes de 200 países, enquanto os Jogos Paralímpicos ocorrem de 07 a 18 de setembro e devem reunir cerca de 4 mil atletas provenientes de 170 países membros para disputar 23 modalidades esportivas.