Equipe do CEVI no Seminário em São Miguel do Oeste/ Créditos: Assessoria de Imprensa ADR São Miguel do Oeste
TRADUÇÃO LIBRASNesta terça-feira, 09 de agosto, ocorre em São Miguel do Oeste o Seminário “Participação da Família no Processo de Inclusão e de Envelhecimento das Pessoas com Deficiência Intelectual”. Promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Educação e Vivência (CEVI), o encontro reúne psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, pedagogos e terapeutas ocupacionais dos municípios da área de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste. O mesmo Seminário ocorrerá também amanhã (10/08) na cidade de Chapecó e na quinta-feira (11/08) em Joaçaba.

Com o objetivo de qualificar multiplicadores para atuar diretamente com familiares das pessoas com deficiência intelectual em fase de envelhecimento, promovendo a qualidade de vida e envelhecimento saudável de quem cuida e é cuidado, o seminário é voltado profissionais que atuam nas APAES conveniadas com a FCEE e também na rede de saúde, como psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes Sociais, pedagogos entre outros.

“Os multiplicadores poderão realizar ações de promoção do envelhecimento saudável das pessoas com deficiência e suas famílias”, afirma a psicóloga Rana Malva Medeiros dos Santos, coordenadora do CEVI. Segundo ela, é importante colocar em prática o que já existe em Lei e políticas públicas. “A intenção da Fundação é criar programas que saiam do papel e que sejam adequados às realidades de cada região. Este é o primeiro passo”, complementa. O fisioterapeuta Vilson Rodrigues da Silva e a fonoaudióloga Daniele Schimitz, ambos profissionais do CEVI, também ministram o curso.

Esta é a quinta de sete capacitações descentralizadas sobre a participação da família no processo de inclusão e de envelhecimento das pessoas com deficiência intelectual promovidas pela FCEE ao longo de 2016. O curso já foi realizado em Florianópolis, Joinvile, Itajaí e Lages. Além das outras edições que serão realizadas no Oeste ainda esta semana, a FCEE está programando uma edição no formato Ead (Educação a Distância) para o mês de setembro.

(em parceria com Assessoria de Imprensa/ Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste)