Integradores de Educação Especial em capacitação no campus da FCEE
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, dará prosseguimento em 2017 ao projeto de expansão dos serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltados para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Nesta semana ocorreram as tratativas iniciais com oito regiões do Estado que deverão implantar os AEE-AH/SD no início de 2017. Ao longo de 2016, a FCEE promoveu a implantação destes serviços em sete regiões.

O projeto para 2017 envolve a capacitação de profissionais de oito Agências de Desenvolvimento Regional (SDR) de Santa Catarina com o objetivo de fomentar a implantação de serviços que possibilitem a identificação e o atendimento dos alunos com AH/SD em diferentes regiões do Estado, descentralizando também o processo de avaliação. As regiões que implantarão os pólos de AEE de AH/SD em 2017 serão Joaçaba, Sāo Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Araranguá, Criciúma, Rio do Sul, Blumenau e Concórdia. Em 2016 o projeto envolveu as regionais de Chapecó, Canoinhas, Joinville, Itajaí, Lages, Tubarão e Grande Florianópolis.

Na última quarta-feira, dia 31 de agosto, os Gerentes de Educação e os Supervisores de Educação Básica das oito regiões envolvidas no projeto de expansão para 2017 participaram de um encontro com o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza, e com a coordenadora do NAAH/S, Andréia Alves Panchiniak, para orientações e ajustes gerais sobre o projeto, enquanto os integradores de Educação Especial destas mesmas regiões participaram de uma capacitação com a equipe do Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) no campus da FCEE, quando foram apresentadas as diretrizes para a triagem dos alunos e implantação dos AEE-AH/SD, que deverão estar ativos já no início do ano letivo de 2017, com a triagem dos alunos ocorrendo ainda este ano. Cada uma destas regiões deverá receber também um seminário presencial no primeiro semestre de 2017 promovido pelo NAAH/S-FCEE com o objetivo de capacitar os profissionais da região para este atendimento especializado.

Visando fortalecer ainda mais as ações nesta área, a FCEE também está promovendo no próximo dia 27 de setembro o “II Seminário Catarinense de Altas Habilidades/ Superdotação”, com o objetivo de apresentar as políticas públicas para o tema em diferentes contextos, as estratégias para identificação e atendimento dos alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação e as Diretrizes do Atendimento Educacional Especializado nesta área. O evento ocorre no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis, e as inscrições podem ser feitas pelo site da FCEE na sessão Cursos e Capacitações.