Palestra da professora da UFF Cristina Maria Carvalho Delou
TRADUÇÃO LIBRASCom cerca de 600 participantes provenientes de todas as regiões do Estado, o II Seminário Catarinense de Altas Habilidades/Superdotação ocorreu nesta terça-feira, dia 27 de setembro, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, comprovando a importância do trabalho realizado pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Com o objetivo de difundir a temática das altas habilidades/superdotação no estado, bem como fomentar a consolidação de políticas públicas para essa parcela da educação especial, o evento contou com a presença do vice-reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Leandro Zvirtes, do pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Felício Margotti, e dezenas de diretores, gestores, pedagogos e professores de escolas de todo o Estado interessados em aprofundar seus conhecimentos na temática.

Veja mais imagens do evento na Galeria de Fotos

A cerimônia de abertura do evento iniciou com as apresentações de crianças e adolescentes com altas habilidades na área da música participantes do projeto Núcleo de Excelência em Piano da Udesc, coordenado pelo renomado pianista Luís Cláudio Barros, que também foi o responsável pela execução do Hino Nacional Brasileiro. A equipe de ginástica rítmica do Instituto Estadual de Educação também realizou uma apresentação na abertura do Seminário.

A presidente da FCEE, Rosimeri Bartucheski, destacou a presença de representantes das 35 Agências Regionais de Desenvolvimento (ADR) do Estado e mais a Grande Florianópolis como fruto do trabalho da FCEE de visitas e capacitações presenciais em todas as regiões. Já o Diretor de Ensino Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza, pediu um esforço concentrado do público presente pelo avanço da educação especial em Santa Catarina.

O vice-reitor da Udesc, que estava representando o Governador do Estado, Raimundo Colombo, destacou a necessidade de mais parcerias entre a Udesc e a FCEE, principalmente em áreas já desenvolvidas na universidade, como desporto, robótica, engenharia, música, entre outros. “Precisamos juntar esforços pois a Universidade, assim como a FCEE, também é do Governo do Estado”, afirmou Leandro Zvirtes.

Também participou da cerimônia de abertura do Seminário o secretário executivo da Agência Regional de Desenvolvimento (ADR) de Canoinhas, Ricardo Pereira Martins, que elogiou a motivação da FCEE que envolveu professores e gestores educacionais da sua região que estavam presentes no evento.

A programação técnica do evento iniciou com a palestra da professora Doutora em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Soraia Napoleão Freitas, autora de diversas publicações e pesquisas na linha de Altas Habilidades, Inclusão Escolar e Práticas Educativas, que abordou o tema do Atendimento Educacional Especializado a alunos com Altas Habilidades/Superdotação: identificação e atendimento. Soraia iniciou sua apresentação destacando o fato que os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) ficaram a margem por muitos anos e continuam até hoje invisíveis para a maior parte dos educadores. “Falta formação de professores no Brasil e o estado de Santa Catarina, através do trabalho realizado pela FCEE com a criação dos Núcleos de Altas Habilidades/Superdotação, vem puxando o País nesta área”, destacou a professora.

No turno da tarde o Seminário contou com uma apresentação da equipe do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da FCEE, que detalhou o trabalho realizado, desde as Oficinas para atendimento de alunos no campus da FCEE até a atuação para expansão dos serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltados para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na rede regular de ensino em Santa Catarina, que iniciou no final de 2015 e já envolve 15 Gerências Regionais de Educação. “Segundo dados da OMS, a rede estadual de ensino possui de 40 a 50 mil estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, mas segundo o Censo Escolar 2015 temos apenas 215 alunos identificados neste segmento. Falta identificar esses alunos”, destacou a coordenadora do NAAH/S da FCEE, a psicóloga Andréia Alves Panchiniak.

O Seminário se encerrou com a apresentação da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ex-presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação (CONBRASD), Cristina Maria Carvalho Delou, que realizou uma apresentação de exemplos de serviços de atendimento para alunos com Altas Habilidades/Superdotação em diversos estados do Brasil e também no Chile. Cristina atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão e do curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, ambos na UFF.

NAAHS/FCEE
Pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD), assim como as pessoas com deficiência e as com transtorno do espectro autista e transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, definem o público-alvo da educação especial. Resguardadas por leis, devem receber um atendimento educacional especializado visando seu desenvolvimento. O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE promove a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dos usuários com indicadores de AH/SD, além de promover produção de conhecimento, capacitação de profissionais, assessorias técnicas e análises de processos de implantação de serviços de atendimento educacional especializado para os alunos com indicativo de altas habilidades/superdotação matriculados na rede regular de ensino.