Assinatura dos convênios com APAEs de Canoinhas e Major Vieira
TRADUÇÃO LIBRASNa tarde desta terça-feira, dia 4 de outubro, foram assinados, na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas, os acordos de cooperação técnico-pedagógica entre a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de toda região e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apadaf) de Porto União. Participaram das assinaturas o secretário executivo regional Ricardo Pereira Martin, a presidente da FCEE, Rosemeri Bartucheski, além dos presidentes das entidades.

O acordo assinado entre as partes visa a contratação de professores para atendimento de pessoas com deficiência em instituições especializadas. Nas APAEs da região e na Apadaf serão contratados, no total, 105 profissionais. Em todo o Estado, o Governo do Estado, através da FCEE, investiu este ano R$ 186 milhões para a contratação de professores em 188 Apaes e 36 instituições congêneres.

Durante o ato, a presidente da FCEE destacou a importância desse investimento por parte do Estado para se manter o trabalho de qualidade nas APAEs. “O Estado hoje disponibiliza 816 professores efetivos que estão cedidos a FCEE, mas ainda sim é necessária a contratação de professores em diversas áreas para continuarmos realizando um trabalho de qualidade em todas as Associações do Estado”, disse a presidente.

Já o secretário executivo da ADR de Canoinhas destacou as conquistas das APAEs na região.”Na APAE de Canoinhas está sendo instalado um elevador especial para os alunos, com investimentos do Estado”, afirmou. “São muitas conquistas e um trabalho muito responsável de todos; presidentes, diretores e equipe que trabalham pelo bem de toda comunidade”, finalizou.

Participaram das assinaturas os presidentes das APAEs de Canoinhas, Joana Raquel Seleme Miotto; de Major Vieira, Solange Aparecida Waldmann; de Porto União, Leocir Aloísio Weber; de Três Barras, Herbert Hoffmann; de Bela Vista do Toldo, Maria Greschechen Pereira; e da Apadaf de Porto União, Eufrázio Xavier de Barros; a Gerente Regional de Educação, Tania Mara Medeiros; além de diretores e equipe técnica da ADR Canoinhas.

(Com informações da ADR de Canoinhas)