Equipe da Central de Intérpretes da FCEE atuando no Seminário
TRADUÇÃO LIBRASCom o objetivo de discutir a Política de Educação de Surdos do Estado de Santa Catarina, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promove entre hoje e amanhã, 31 de outubro e 1º de novembro, o I Seminário Catarinense de Educação de Surdos, com a participação de professores do curso de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e da própria FCEE. O evento reúne mais de 100 pessoas no Auditório da FCEE entre surdos e profissionais que atuam na educação de surdos.

“Nossa proposta com este Seminário é iniciar as discussões para repensar a Política de Educação de Surdos de Santa Catarina, que foi criada de modo pioneiro em 2004, mas que hoje precisa ser atualizada diante das novas discussões que surgiram”, explica a pedagoga Patrícia Amaral, coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da FCEE, citando como exemplo a criação do curso de graduação em Letras Libras da UFSC, considerada um grande marco na profissionalização dos professores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em Santa Catarina.

“O atual modelo de inclusão na educação de surdos possui falhas que hoje estão sendo discutidas, como a efetiva inclusão do surdo através do respeito à língua de sinais e as propostas de escolas ou classes bilíngües, nas quais a língua de instrução para os surdos seja a língua de sinais”, acrescenta Patrícia.

O Seminário iniciou nesta segunda-feira com a apresentação dos professores da FCEE Afonso da Luz Loss e Marcos Alexandre Marquioto, que abordaram o tema “12 anos da Política de Educação de Surdos em Santa Catarina”, trazendo os resultados do grupo de estudos sobre Educação Bilíngüe formado recentemente dentro do CAS-FCEE, e da fonoaudióloga Luana Zimpeck de Resende, que discutiu sobre “O papel da Fonoaudiologia na Educação de Surdos”, abordando o aumento do número de crianças com implante coclear no Estado e as necessidades especiais na educação destas crianças. No período da tarde o Seminário teve prosseguimento com a palestra das professoras que fazem parte da FENEIS Caroline Pego e  Patrícia Luísa sobre o tema “Políticas de Educação de Surdos - A Educação de Surdos por nós Surdos”.

Nesta terça-feira, dia 01º/11, o Seminário contará com uma palestra na parte da manhã sobre o tema “A educação infantil e Séries Iniciais: Aquisição de L1”, ministrada pela professora da UFSC Juliana Tasca Lohn, enquanto no período da tarde o tema “Educação Bilíngüe para Surdos: O que está por vir?” será discutido pelo professor Marcos Luchi.

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