Abertura do evento com apresentação do Hino Nacional com orquestra de berimbaus
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), juntamente com a APAE de Governador Celso Ramos, promoveu no último dia 17 de novembro a quinta edição do Encontro Catarinense de Capoeira Especial, que contou com a participação de 220 alunos provenientes de diversas instituições como Associação Catarinense dos Portadores da Síndrome do X Frágil, Associação Amigo Down, Lar São Gabriel, APAEs de Brusque, Biguaçu, Nova Veneza, Camboriú, Garopaba e Governador Celso Ramos, além de usuários da própria FCEE. Participaram também representantes da Associação Cultural Capoeira na Escola, Gunganagô, Capoeira Brasil, Camará e Acaprás.

O Centro Adventista de Treinamento e Recreação (Catre) sediou as atividades do evento, que contou com a presença do Prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte Campos, na cerimônia de abertura, quando exaltou a importância da atividade e colocou sua administração à disposição para novas realizações.

O representante da APAE de Governador Celso Ramos, Escola Especial Maria Veríssimo da Silva, Luís Roberto Pereira, conhecido como Contramestre Cabrito, destacou a receptividade do poder público e das empresas da região para a proposta do evento. “Em qualquer local que apresentávamos a ideia, conquistávamos mais parceiros, essenciais para a realização deste momento único para o município”, afirmou.

Após a apresentação das autoridades presentes, o Hino Nacional com a Orquestra de Berimbaus oficializou a abertura que foi seguida pelos relatos de experiência dos municípios que participavam pela primeira vez do Encontro, Garopaba e Camboriú. Em seguida, foi a vez dos Educadores que ministram as aulas de Capoeira de forma inclusiva demonstrarem suas habilidades para a alegria dos capoeiristas com deficiência.

O período da tarde foi marcado pela realização do primeiro Festival de Cantadores, ação que surpreendeu a todos pela qualidade vocal, pelo ritmo e diferentes timbres de voz dos participantes. O capoeirista Max, da APAE de Camboriú, ficou em primeiro lugar, seguido por Eliton, da APAE de Governador Celso Ramos. Logo após teve início as apresentações por município, que iniciaram com a APAE de Brusque, seguida pelas outras instituições presentes.

Os usuários da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), junto aos representantes da Associação Catarinense dos Portadores da Síndrome do X Frágil, da Associação Amigo Down e do Lar São Gabriel, fizeram a apresentação final composta por uma roda de capoeira com sessenta pessoas. Todas as delegações receberam medalhas de participação oferecidas pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

No encerramento do evento, o idealizador e Mestre de Capoeira, Fernando Bueno (Tuti), Educador Físico do Centro de Educação Física da FCEE, anunciou o retorno do Encontro Catarinense de Capoeira Especial à FCEE, em 2017, após quatro edições itinerantes pelo Estado.