Ilustração de Pedro Resende especial para CENAP/FCEE

No último sábado, dia 13 de julho, foi celebrado o Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção e /Hiperatividade (TDAH), data criada com o objetivo de ampliar o acesso ao público de informações atualizadas sobre a temática. A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) atua para o atendimento das pessoas com diagnóstico de TDAH desde 2006, a partir da implantação da Política de Educação Especial no Estado de Santa Catarina, que, pioneiramente, incluiu o TDAH como público-alvo da educação especial, juntamente com as pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista, e Altas Habilidades/Superdotação. Santa Catarina foi o primeiro estado do Brasil a incluir pessoas com TDAH no público da educação especial, beneficiando-as com Atendimento Educacional Especializado na rede regular de ensino.

A FCEE organiza os seus serviços para o público com TDAH, da seguinte forma: avaliação diagnóstica, Atendimento Educacional Especializado (AEE), assessorias sistemáticas nas escolas da rede regular de ensino e formação continuada para professores, profissionais da educação e áreas afins.

O TDAH é um transtorno neurobiológico, que aparece na infância e, frequentemente, acompanha o indivíduo até a fase adulta. Caracteriza-se por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. A hiperatividade refere-se ao comportamento ou atividade excessiva, sendo a manifestação mais evidente da pessoa com TDAH (IAMAGUTI, 2011). Os três principais sintomas característicos do distúrbio são: a desatenção, a inquietude e a impulsividade.

Atualmente, o TDAH tem sido considerado um dos transtornos mais comuns em crianças e adolescentes que procuram auxílio dos serviços de psicologia e psiquiatria. Cerca de 3 a 5% das crianças vêm manifestando esse transtorno, o qual possui tratamento, permitindo condições de vida normal às pessoas diagnosticadas.

Rohde e Halpern (2004) afirmam que a base do diagnóstico está formada pela história, observação do comportamento e relato dos pais e professores sobre o funcionamento da criança nos diversos ambientes em que frequenta.

O diagnóstico do TDAH é fundamentalmente clínico e de acordo com o American Psychological Association (APA) (2014), possuem critérios operacionais claros e bem definidos. O TDAH é subdividido em três apresentações: TDAH apresentação Predominantemente Desatento; TDAH apresentação Predominantemente Hiperativo/Impulsivo; e TDAH apresentação Combinado.

Fonte: Centro de Ensino e Aprendizagem (CENAP/FCEE)
Referências:
AMPLIATTA. Instituto de Psicologia e Saúde. Dia do TDAH. Disponível em: <http://www.ampliatta.com.br/publicacoes/artigos/dia-do-tdah/> Acesso em 15 jullho de 2019.
IAMAGUTI, S. S. P. TDAH: integrando à educação e à saúde uma visão psicoeducativa. Revista Brasileira de Educação e Cultura, [S. l.], p. 64-88, 2011.
ROHDE, L. A.; HALPERN, R. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: atualização J. Pediatr., Rio de Janeiro, v. 80, n. 2 (supl.), abr. 2004.