Vista do palco do auditório, com quatro pessoas sentadas na mesa de autoridades
Cerca de 400 pessoas participaram na manhã desta segunda-feira (09/09) da cerimônia de abertura do Congresso Catarinense de Educação Especial, evento promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em colaboração com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e que ocorre até o dia 11/09 no campus da UFSC, em Florianópolis. A cerimônia contou com a presença da Supervisora de Atividades Educacionais Nuclear da FCEE, Jeane Probst Leite, representando o Governador do Estado e a FCEE; o reitor da UDESC, Marcos Tomasi; e o Diretor do Centro de Ciências da Educação da UFSC, Antônio Alberto Brunetta. Após a cerimônia, os participantes prestigiaram a apresentação cultural “Boi de Mamão”, do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC, e também a palestra de abertura, “Políticas Públicas em Educação Especial”, com o Prof. Dr. José Geraldo Silveira Bueno, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

A coordenadora-geral da comissão organizadora do evento, a pedagoga Márcia Lehmkuhl, salientou em seu discurso a importância de um evento inédito como este para o Estado de Santa Catarina, organizado por três instituições públicas e com inscrições gratuitas. Lehmkuhl também reiterou a pretensão que o Congresso ocorra a cada dois anos, permitindo mais aproximação e discussões para os pesquisadores e profissionais desta área tão carente de momentos de intercâmbio de conhecimento como este.

O reitor da UDESC destacou a importância da aproximação das universidades com a Fundação Catarinense de Educação Especial. “As universidades precisam se desencapsular, levar sua expertise para o mundo, através da pesquisa e da extensão, para conseguir auxiliar nos problemas gerais da sociedade”, afirmou Marcos Tomasi.

Já a representante da FCEE, Jeane Probst Leite, destacou a grande procura pelo evento, que teve as inscrições esgotadas em poucas horas. “Poderíamos ter duas mil pessoas nessa plateia hoje, tamanha foi a procura”, afirmou, salientando a importância do evento nos 51 anos de história da FCEE.

Já o Diretor do Centro de Ciências da Educação da UFSC, Antônio Alberto Brunetta, destacou a oportunidade “de contribuir em um campo de conhecimento profundamente comprometido com a inclusão”, e listou, como exemplo, os eixos temáticos que nortearam a organização do evento e as apresentações de trabalhos. “Estes temas derivam de um amplo processo histórico da educação especial, esforço de muitas décadas de trabalho”, afirmou.

Com cerca de 600 participantes e 140 trabalhos selecionados para apresentação oral ou pôster, o Congresso também contou com o apoio de uma comissão científica formada por pesquisadores doutores da área da educação especial das principais universidades e instituições atuantes na Educação Especial no Estado de Santa Catarina, como Universidade do Vale do Itajaí, Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó), entre outras.