Cartaz de divulgação da Semana Inclusiva com desenho de menino segurando carteira de trabalho e a frase
Neste dia 21/09, quando se celebra o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) estará presente em um dos grandes eventos anuais voltado para as pessoas com deficiência no Estado: o Dia D da Semana Inclusiva Grande Florianópolis 2019. Neste evento, que é o ponto alto da Semana Inclusiva, a qual abrange diversas ações e atividades esportivas e culturais inclusivas, as pessoas com deficiência têm acesso a uma gama de serviços voltados para a colocação no mercado de trabalho. E mais uma vez neste ano, como ocorre deste 2015, estará presente no evento a equipe de profissionais do Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho da FCEE, que foi uma instituições idealizadoras do Dia D, ao lado do Ministério Público do Trabalho (MPT) por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina (SRTE/SC) e dezenas de outras instituições públicas e privadas.

Além da região da Grande Florianópolis, o feirão acontece também neste sábado em Blumenau e em Joinville na próxima semana, no dia 28/09. No primeiro Dia D, em 2015, o número de contratações deste público subiu de 1.278 para 2.305, segundo dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e do CAGED (Cadastro Geral de Empregos).

Em Florianópolis as atividades da Semana Inclusiva se encerram no domingo (22/09) com a realização de atividades esportivas adaptadas na Beira Mar Continental de São José, junto com a Corrida do Bem FarmaSESI 2019, a partir das 7h30min.

Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho FCEE
O Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho da FCEE é um serviço gratuito voltado para pessoas com deficiência da Grande Florianópolis realizado de forma pioneira desde 1981, promovendo atividades tanto na área de qualificação profissional quanto de colocação no mercado de trabalho.

Formado por uma equipe multidisciplinar, o Serviço realizou ao longo do ano de 2018 o encaminhamento e acompanhamento de 170 pessoas com deficiência ao mercado de trabalho na região da Grande Florianópolis, incluindo pessoas com deficiência auditiva, intelectual, física, visual e Transtorno do Espectro Autista. Desde 2012, já foram quase 900 pessoas com deficiência contratadas por empresas da Grande Florianópolis através da atuação da FCEE.

Dia D – Feirão de Emprego para Pessoas com Deficiência
Data: 21/09/2019