A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) participou no dia 6 de novembro de 2019 (quarta), do Fórum Estadual de Educação Bilíngüe para Surdos, organizado pelo campus Palhoça do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Esta foi a primeira edição do fórum que teve como tema “Políticas educacionais e linguísticas” com o objetivo de fomentar o debate sobre políticas educacionais e linguísticas da educação bilíngue e refletir sobre os desafios da implantação de escolas e classes bilíngue, além de propor ações conjuntas que possam ser realizadas no Estado de Santa Catarina.

Estiveram representando a FCEE a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), Jeane Rauh Probst Leite, que apresentou sobre o histórico da educação de surdos em Santa Catarina desde a implantação da Política Estadual de Educação de Surdos em 2004; e a coordenadora do Centro de Capacitações de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da FCEE, Fernanda Andrade, que participou de uma mesa-redonda realizada na parte da tarde para discutir as possibilidades de implementar uma política de educação bilíngue para surdos na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental em Santa Catarina.

O Fórum teve a participação de cerca de 180 pessoas, entre estudantes, gestores e professores das redes municipal, estadual e federal de educação e comunidade surda. Ao final do evento, foi gerado um documento que contempla uma proposta para a implantação da política de educação bilíngue para surdos na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental em Santa Catarina, que será entregue à Assembleia Legislativa em dezembro.

(Com informações do campus Palhoça do Instituto Federal de Santa Catarina)