Governador recebe troféu das mãos de Jairton Fabene
O Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, recebeu na tarde desta quarta-feira (18/12) o troféu “Amigo da Pessoa com Deficiência Visual” da I Conferência Estadual em Deficiência Visual, entregue pelo Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE/SC) e da Federação Catarinense de Entidades de e para Cegos (FECEC), Jairton Fabeni Domingos, acompanhado pelo presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rubens Feijó.

A I Conferência Estadual em Deficiência Visual foi promovida pelo Governo do Estado, através da FCEE, em Florianópolis nos dias 21 e 22 de novembro, reunindo cerca de 200 pessoas, entre deficientes visuais, representantes de aproximadamente 40 instituições especializadas no atendimento a este público e entidades atuantes em áreas relacionadas a esta temática em Santa Catarina, para discutir, avaliar e elaborar políticas públicas para este segmento.

O evento teve como resultado a elaboração de um Relatório Final, formulado após votação em plenária final com a participação de todos os inscritos. Neste documento estão sistematizadas as implementações propostas ao longo das discussões divididas em eixos temáticos realizadas na Conferência. Na plenária final também foi eleito o Comitê Catarinense de Deficiência Visual, com membros participantes da Conferência, que darão continuidade nos encaminhamentos necessários através da elaboração da Carta Compromisso Adílson Ventura da I Conferência Estadual em Deficiência Visual, oficializando assim, a busca efetiva das contribuições advindas das discussões realizadas com membros da sociedade civil organizada presentes no evento.

O evento teve excelente repercussão entre os participantes, que ressaltaram a importância desta ação pioneira do Estado de Santa Catarina. De acordo com os dados do censo demográfico, realizado em 2010 pelo IBGE, existem em Santa Catarina mais de 174 mil pessoas com “grande dificuldade” visual, consideradas baixa visão. No que se refere às pessoas que “não conseguem de modo algum” enxergar, consideradas cegas, são cerca de 13 mil pessoas, totalizando aproximadamente 190 mil pessoas no Estado de Santa Catarina com deficiência visual.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito