Ilustração colorida desfocada ao fundo e texto em primeiro plano: revista Arqueiro, nº 43 – os desafios de um  aluno surdo com Síndrome de Usher no atendimento do CAS/FCEE: a visão da professora de braille e da professora de português
Duas professoras da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) tiveram um artigo sobre surdocegueira publicado na renomada revista Arqueiro, publicação semestral do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A edição nº 43 da revista, referente ao segundo semestre de 2022, trouxe como destaque o artigo intitulado “Os Desafios de um aluno surdo com Síndrome de Usher no atendimento do CAS/FCEE: a visão da professora de braille e da professora de português”, de autoria de Suzi de Cougo Souto e Vanessa Paula Rizzotto, servidoras atuantes no Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).

Além dos aspectos pedagógicos, as duas professoras da FCEE também discutem a importância do processo de construção da identidade das pessoas surdocegas, assim como da aceitação e apreensão do conceito de surdocegueira pelas famílias.

O artigo aborda a experiência das duas professoras no Atendimento Educacional Especializado (AEE), no ensino de Língua Portuguesa e do Braille, realizado no CAS/FCEE, durante o ano de 2021, com um aluno, na época com 21 anos, com diagnóstico de surdez e Síndrome de Usher, as quais associadas caracterizam uma pessoa com diagnóstico de surdocegueira.

A publicação da revista Arqueiro nº 43 pode ser acessada na íntegra neste link: