Imagem mostra oito pessoas. Duas na frente são deficientes físicos. O segundo, na foto, de camisa branca é o governador de Santa Catarina, Jorginho Melo, trajando camisa branca. Ele está com um microfone com o braço direito sobre a presidente da FCEE, Jeane Leite, que está com uma camisa laranja com blaser preto.
Mais de 200 crianças e adolescentes participaram neste sábado, 23, da 2ª edição do Festival Paralímpico 2023, evento do Comitê Paralímpico Brasileiro realizado pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em parceria com a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis. O Festival contou com a participação do governador Jorginho Mello e ocorreu simultaneamente em diversas cidades brasileiras para oportunizar a vivência de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em esportes paralímpicos.

O Ginásio Nadir Morelli, no campus da FCEE, foi palco das oficinas oferecidas em quatro diferentes modalidades paradesportivas: Judô, Esgrima, Atletismo e Badminton. Outras atrações também animaram o evento, como um aulão de Zumba com a Associação Amigo Down e um jogo de basquete de cadeira de rodas no encerramento.

O governador entregou uma cadeira de rodas adaptada para basquete ao aluno Nycollas Massaneiro Perregil,12 anos, de São João Batista, que na primeira edição do evento, em maio deste ano, fez o pedido especial para o governador. A cadeira foi obtida graças a uma articulação da FCEE com a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef).

“É uma alegria participar desse Festival Paralímpico na Fundação Catarinense de Educação Especial.
O esporte é uma ferramenta poderosa para promover a igualdade e inspirar nossos jovens a alcançarem seus sonhos, independentemente das barreiras. Parabenizo a todos os participantes e a equipe dedicada”, frisou Jorginho Mello.

A cerimônia de abertura do evento reuniu ainda a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Probst, o presidente da Fesporte, André Jukoski da Silva, o Paulão, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, além de representantes políticos, além de associações.

A presidente da FCEE destacou a importância do evento. “O Festival Paralímpico é um evento inclusivo que valoriza a diversidade e promove a igualdade de oportunidades. Nossas oficinas esportivas são projetadas para que todas as crianças, com ou sem deficiência, possam participar plenamente e aprender uns com os outros.”

A Coordenadoria das Pessoas com Deficiência da Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), a Associação Catarinense de Esportes Adaptados (Acesa), a equipe Esgrima Touchê, a Federação Catarinense de Jiu-jitsu Paradesportivo, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) também participam da organização do evento como parceiras.