Imagem ginásio, 4 pessoas com bola na mão
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) firmou parceria com a Associação Catarinense de Esporte Adaptados (Acesa). A inciativa vai permitir que os integrantes da associação usem o ginásio esportivo da FCEE (Ginásio Nadir Morelli) para a prática de esportes adaptados como goalball e vôlei sentado entre fevereiro a dezembro de 2024.

Para o presidente da ACESA, Ricardo Mattei, a parceria com a FCEE é de grande valia, já que existe muita dificuldade em se conseguir espaços adequados para a prática do paradesporto.

“O fato da FCEE ter um ginásio com toda acessibilidade que permite efetivamente a inclusão da pessoa com deficiência nos facilita para trazer mais pessoas para praticar as modalidades que oferecemos na ACESA. Essa parceria vai facilitar muito o nosso trabalho, pois vai proporcionar aos nossos atletas mais horários de treinos para que eles possam desenvolver ainda mais as suas práticas esportivas”, destaca Mattei.

GOALBALL
O Goalball foi criado após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, pelo alemão Sepp Reindle e pelo austríaco Hanz Lorezen. Para além de atividade desportiva, o objetivo era reabilitar veteranos que haviam ficado cegos, estimulando as habilidades de concentração e motora. Por isso, a modalidade não é uma adaptação de um esporte convencional.

O esporte é praticado em quadra com uma bola que possui um guizo em seu interior para orientar os jogadores. A partida é dividida em dois tempos de 12 minutos e cada equipe é formada por três atletas, com mais três reservas. O objetivo é arremessar a bola com as mãos e marcar pontos na baliza, uma espécie de gol, com 9 metros de largura, no campo do adversário.

VÔLEI SENTADO
No vôlei sentado, podem competir homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção. São 6 jogadores em cada time, divididos por uma rede de altura diferente e em uma quadra menor do que na versão olímpica da modalidade. Os sets tem 25 pontos corridos e o Tie-Break, 15. Ganha a partida a equipe que vencer três sets. A quadra mede 10m de comprimento por 6m de largura. A altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD).

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito