1 mulher loira com vestido longo preto fala ao microfone, ao fundo banner escrito Escola do legislativo Deputado Lúcio Mauro da Silveira.
O município de Tubarão recebeu nesta sexta-feira, 22 de março, a primeira edição de 2024 do seminário estadual “Autismo: Diagnóstico, Intervenção Precoce e Comportamento”, evento que reuniu centenas de pessoas no Espaço Integrado de Artes da Unisul. A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) foi umas das organizadoras do evento e participou com a presidente Jeane Rauh Probst Leite e as palestrantes Fabiana de Melo Giacomini Garcez e Juliana Paula Buratto.

O objetivo principal do seminário é discutir políticas públicas de inclusão escolar e fomentar informações sobre a intervenção precoce e comportamento de alunos com autismo. As cinco palestras realizadas abordaram aspectos gerais e específicos do espectro, práticas educacionais, desafios e possibilidades, entre outros temas.

1 mulher de óculos, loira cabelos lisos e pelo ombro, vestida de saia preta e blusa bege e marrom, fala ao microfone. ao fundo banner escrito Escola do legislativo Deputado Lúcio Mauro da Silveira.
Voltado para profissionais da área de educação da rede pública e privada e população em geral interessada na temática, o seminário contou com palestras que abordaram temas como Avaliação Biopsicossocial da Pessoa com Deficiência; Políticas Públicas na Área da Saúde para Pessoas com Autismo; Perfil Cognitivo de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); Práticas Educacionais; Diretrizes do TEA no Contexto de Santa Catarina; Transtorno do Espectro Autista e a Interface da Política de Educação Especial de Santa Catarina; Serviços Especializados para Pessoas com TEA e Práticas Baseadas em Evidências.

A próxima edição do evento, que ainda vai ocorrer em mais seis municípios catarinenses, será no dia 26/03 em Fraiburgo.

O evento foi organizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Espectro Autista com apoio da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Governo de Santa Catarina, através da FCEE, Tribunal de Contas do Estado, Fecam, Udesc, Fundação InoversaSul e Federação das Amas de Santa Catarina (Feamas).

Fotos: Rodolfo Espínola / Agência AL - ALESC