A imagem mostra várias pessoas estão sentadas em um grande auditório. Do lado esquerdo, quase ao centro da imagem, está uma mulher negra com um microfone fazendo uma pergunta. Do lado direito há uma mulher branca observando a mulher que faz a pergunta. No primeiro plano uma mulher branca, como camisa preta, olha para trás observando a cena
A Professora Ione Sussel Daniel, da Escola Estadual Padre Vicente Ferreira, da comunidade da Praia da Pinheira, em Palhoça, foi uma das 120 participantes do encontro educacional denominado “1ª Assessoria Regional”, realizado na última terça-feira, 9/4, pela equipe do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e voltado para profissionais de escolas das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) da Grande Florianópolis e de Brusque.

Ao final da capacitação a professora Ione foi só elogios ao evento: "Na escola não é fácil entender todas as nuances que envolvem um aluno com altas habilidades/superdotação. E este encontro aqui foi importante, digo que foi bem esclarecedor, já que nos deu subsídios para avaliar melhor um aluno e fazer encaminhamento necessário à FCEE".

Assessoria nas Coordenadorias de Educação

O veredito da educadora vai ao encontro do que se propôs o objetivo do evento, que foi assessorar as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), os Professores das Salas/Polos de Atendimento Educacional Especializado (Altas Hablidades/Superdotação - AH/SD), os Assessores de Salas/Polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE/AH/SD) da rede básica de ensino do estado de Santa Catarina, a fim de identificar estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, assim como a capacitação para o trabalho e conhecimento das políticas, estrutura de atendimento e suplementação.

O encontro será realizado também em outras regiões de Santa Catarina nos meses de abril e maio deste ano, envolvendo as regionais de educação que tem os polos de AH/SD tendo como ponto de realização das palestras/ assessorias em Tubarão, Chapecó, Rio do Sul, Jaraguá do Sul e Joaçaba.

Áreas da superdotação foram estudadas

Durante todo o evento os educadores aproveitaram o momento para tirarem dúvidas sobre o tema, entre os quais mitos e definições sobre altas habilidades/superdotação, que envolvem suas cinco áreas (geral, acadêmico, liderança, psicomotricidade e artes), além das principais teorias abordadas pelo teórico Joseph Renzulli, um dos maiores estudiosos na educação de superdotados, pioneiro desde a década de 1970 na aplicação de estratégias da pedagogia de ensino da educação de superdotados a todos os alunos no espaço escolar.

Coube a Renzlli a construção da Teoria dos Três Anéis, que compreende a superdotação como resultado da interação de três componentes: habilidade acima da média, criatividade e envolvimento na tarefa.

“Aprendemos o que não sabíamos”

"Esta assessoria foi muito importante para nós que atuamos no AEE. Aprendemos coisas que não sabíamos. Agora poderemos observar com mais propriedade alunos com as caraterísticas de altas habilidades/superdotação", elogia a professora Rosânia da Silva, que atua na Escola de Aplicação do Instituto Estadual de Educação, de Florianópolis.

"O evento foi grandioso, pois conseguimos plantar uma semente sobre o entendimento das altas habilidades/superdotação, que são fenômenos poucos conhecidos. Os estudantes com essas características ainda estão nas nossas escolas no anonimato. Ainda não são reconhecidos e atendidos de forma correta”, explica a coordenadora do Naahs/FCEE, Sandra Duarte Hotterbach.

“Com essas assessorias pretendemos esclarecer um pouco sobre o fenômeno das Altas Habilidades/Superdotacao nas escolas, para que os professores possam identificar esses estudantes, e realizar o atendimento adequado de suplementação, para que eles possam fazer o diferencial no nosso mundo”, finaliza.