Banner CEVI 2


 
Objetivo: produzir conhecimento, capacitar profissionais e assessorar os serviços de educação especial de todo o Estado de Santa Catarina quanto ao atendimento prestado no Serviço Pedagógico Específico (SPE), Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Centro de Convivência, desenvolvendo ações nucleares (no campus da FCEE e nas instituições conveniadas), extensivas e de pesquisa.

Interface com as políticas públicas: Educação, Assistência Social e Saúde 


Estrutura e Funcionamento 
As intervenções realizadas são pautadas no Currículo Funcional Natural, desenvolvidas por uma equipe multiprofissional, de forma interdisciplinar, tendo como principal objetivo a redução dos apoios e, consequentemente, a sobrecarga do cuidador, pensando sempre em favorecer a participação social, o convívio familiar e comunitário das pessoas com deficiência.

Para o alcance de seus objetivos, o CEVI dispõe dos serviços a seguir:

Serviço Pedagógico Específico/SPE:
Atende educandos com diagnóstico de deficiência intelectual grave ou profunda associada ou não a outras deficiências e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) com baixo nível funcional/nível 3, desde que associados a quadros de saúde e/ou comportamentais que inviabilizam sua permanência no ensino regular, na faixa etária de 6 a 17 anos. Tem como objetivo oportunizar a apropriação e elaboração dos conceitos científicos e a qualificação da funcionalidade do educando, por meio de projetos educacionais de caráter pedagógico, possibilitando, assim, a qualificação das estruturas psicológicas superiores.

Serviço de Atendimento Específico/SAE:
Atende educandos a partir dos 18 anos completos com diagnóstico de Deficiência Intelectual (DI) moderada, grave ou profunda, associada ou não a outras deficiências e/ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), com baixo nível funcional, que apresentam limitação no desempenho de atividades cotidianas e restrição na participação das rotinas sociais e familiares, além de não estarem inseridos em outros espaços, no mercado de trabalho ou alguma atividade educacional. Tem como objetivo promover aquisição de habilidades cognitivas e funcionais de educandos elegíveis para o serviço, com vistas à redução dos apoios e a melhora ou manutenção das habilidades no desempenho de atividades sociais e familiares.

Serviço de Convivência:
Atende educandos com idade a partir de 40 anos com diagnóstico de deficiência intelectual moderada ou grave associada ou não a outras deficiências e/ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentem indicativos de mudanças e/ou perdas associadas ao envelhecimento e que não tenham oportunidade de participar de outros espaços sociais, tanto por questões funcionais quanto por questões sociais, detectados através de avaliação realizada por equipe multiprofissional. Tem como objetivo qualificar o processo de viver e envelhecer do público atendido.

Programa de Atividades Laborais – PROAL
Atende jovens e adultos com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências, e ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), que neste momento não apresentam possibilidades de inserção no processo de qualificação profissional e/ou inclusão no mercado de trabalho, mas que tem habilidades para executar uma atividade laboral não remunerada, bem como aprender e produzir conhecimentos que contribuam para a promoção de sua independência e autonomia pessoal e sua participação social. O PROAL é desenvolvido por meio de oficinas que proporcionam atividades laborais específicas, bem como conteúdos significativos que contribuam para a promoção da independência pessoal e social do educando/aprendiz. Cada oficina do Programa é composta por, no máximo, 12 educandos/aprendizes. A carga horária de frequência é de, no máximo, 20 horas semanais, podendo, de acordo com a família e/ou definição de equipe técnica, optar por frequência de 8 ou 12 horas semanais. Estas duas últimas, na maioria das vezes, referem-se àquelas pessoas que já não possuem tolerância para frequência diária.



Contatos:

Coordenação do CEVI: (048) 3664-4887

Secretaria: (048) 3664-4888

E-mail: cevi@fcee.sc.gov.br

Youtube

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito