O Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual Adilson Ventura (CAP) é responsável por produzir conhecimento, capacitar profissionais e assessorar os serviços na educação especial relacionados à cegueira e à baixa visão. Além disso, o CAP analisa processos de implantação de serviços especializados na área da deficiência visual, acompanha os indivíduos atendidos, realiza ações nucleares (no campus da FCEE e instituições conveniadas) e extensivas, produz livros didáticos acessíveis, elabora pesquisas e presta atendimento aos usuários encaminhados pelo SUS dos municípios com deficiência visual e com perdas ou atrofias oculares que residem no estado e que, mediante avaliação médica, são elegíveis para reabilitação visual e adaptação de prótese ocular.

 
Interface com as políticas públicas: Educação e Saúde


Estrutura e funcionamento:
Para o alcance de seus objetivos, o CAP dispõe dos serviços a seguir:

Serviço de Produção de Livro Acessível

Realiza a produção e distribuição do Livro Braille, procurando atender as necessidades dos educandos com deficiência visual na rede regular de ensino de Santa Catarina.

*Livro Braille: livro transcrito e impresso em Braille, sistema de escrita tátil em papel relevo, utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, conforme normas técnicas para produção deste tipo de texto.

Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular:
O Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular (SRV/SAPRO) presta atendimento ambulatorial a usuários encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pessoas com deficiência visual, perdas ou atrofias oculares, residentes em Santa Catarina e que, mediante avaliação médica, são elegíveis para reabilitação visual ou adaptação de prótese ocular. Mais informações neste link



Confira abaixo os endereços para download de aplicativos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual:

NVDA

DOSVOX

Digitavox

Vozes para NVDA, DOSVOX e Digitavox

Braille Fácil

Monet


Contatos:

Coordenação do CAP -  (048) 3664-4879

Serviço de Produção de Livro Acessível - (048) 3664-4880

Serviço de Reabilitação Visual - (048) 3664-4882

Email: cap@fcee.sc.gov.br

Blogger

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito