Alunos autores da exposição
TRADUÇÃO LIBRASA exposição “Leituras e Releituras sobre Cruz e Sousa”, com desenhos e pinturas dos usuários da Oficina de Artes Plásticas/Visuais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) segue em cartaz no Hall da Biblioteca Pública do Estado, no Centro de Florianópolis, até o dia 12 de agosto.

A exposição é fruto do projeto “Lendo e relendo Cruz e Sousa”, desenvolvido pelos usuários Luciane Kroll e Rafael Martins, sob orientação da professora de artes Vânia Pires Franz de Matos, com o objetivo de discutir a invisibilidade social, fenômeno decorrente da contemporaneidade, mais especificamente do século XX. O termo invisibilidade social é um conceito que foi criado para designar as pessoas que ficam invisíveis socialmente, seja por preconceito ou indiferença. O que poucos percebem é que este fenômeno também ocorre com pessoas ilustres que emprestam seus nomes a prédios e monumentos famosos distribuídos pela cidade. Muitos de nós conhecemos a maior parte de seus nomes, porém não fazemos idéia de quem são essas pessoas. Cruz e Sousa foi escolhido com o intuito de fomentar sua visibilidade através desta exposição.

Grande poeta, João da Cruz e Sousa foi um dos precursores do Simbolismo no Brasil. Recebeu a alcunha de Dante Negro ou Cisne Negro. Nasceu em Nossa senhora do Desterro (24 de novembro de 1861) e faleceu em Minas Gerais (19 de março de 1898). Hoje empresta seu nome ao Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa.

A Oficina de Artes Plásticas/Visuais do Naahs/FCEE vem estimulando a pesquisa, os experimentos, as produções e reflexões sobre experiências artísticas e estéticas que levem ao desenvolvimento e ampliação dos talentos de seus participantes. Luciane Kroll e Rafael Martins puderam, assim, ampliar seu repertório cultural e experimentar uma nova forma de expor seus trabalhos artísticos, de acordo com Atividades do Tipo IV (Freitas e Pérez, 2010) que complementam o Modelo de Enriquecimento Escolar de Joseph Renzulli, teórico na área das Altas Habilidades/Superdotação.

NAAH/S - Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação

Pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD), assim como as pessoas com deficiência e as com transtornos globais do desenvolvimento, definem o público-alvo da educação especial. Resguardadas por leis, devem receber um atendimento educacional especializado visando seu desenvolvimento.

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE dirige suas ações aos alunos matriculados na rede regular de ensino que tenham indicativo de altas habilidades/superdotação, promovendo a identificação, o atendimento e o desenvolvimento desses educandos nas escolas públicas e demais sistemas educacionais do Estado, oferecendo serviços como assessoria à rede regular de ensino, orientação às famílias, apoio psicológico aos alunos e encaminhamento para instituições parceiras.

SERVIÇO:
O QUE: exposição “Leituras e Releituras sobre Cruz e Sousa”
QUANDO: de 19 de julho a 12 de agosto de 2016, de segunda a sexta, das 8h às 19h
LOCAL: Biblioteca Pública do Estado
Rua Tenente Silveira, 323 Centro – Florianópolis

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito