folder Dicas de Filmes


Confira dicas de filmes que abordam temáticas relacionadas a pessoas com deficiência e altas habilidades/superdotação:

video A Cor do Paraíso

A Cor do Paraíso
A Cor do Paraíso (visual)
Título original: A Cor do Paraíso
Ano: 1999
País de origem: Irã
Sinopse: Mohammad tem oito anos e é aluno numa escola para cegos em Teerã. Com a chegada das férias, ele espera passar algum tempo com as irmãs, a avó e o pai no vilarejo onde mora a família.

video Adam

Adam
Adam (autismo)
Título original: Adam
Ano: 2009
País de origem: EUA
Sinopse: O filme “Adam”, dirigido por Max Mayer, e é um romance dramático que aborda sobre o tema da Síndrome de Asperger de forma leve e extremamente clara. Vale muito apenas assistir esse filme para conhecer melhor as dificuldades que um portador dessa doença enfrenta no seu cotidiano.

video A força de um campeão

A força de um campeão
A força de um campeão (deficiência física)
Título Original: The Potential Inside
Ano de Lançamento: 2012
País de Origem: EUA
Sinopse: Após um trágico acidente automobilístico, o ciclista veterano e aposentado, Chris Carmik, recebe a indesejada oportunidade de treinar um ciclista principiante e prodígio. Temeroso por causa do sofrimento e preocupado em lutar contra seus conflitos interiores, Chris relutantemente habitua o novato prodígio chamado Jake ao célebre mundo do ciclismo profissional.

video Amadeus

Amadeus
Amadeus (altas habilidades)
Título original: Amadeus
Ano: 1984
País de origem: EUA
Sinopse: O filme é sobre a loucura do personagem Salieri e sua obsessão com Mozart. Ele não consegue entender por que Deus favoreceu Mozart e a inveja o toma. A história traz um pouco de humor, mas o enredo se sustenta no drama do personagem. A genialidade de Wolfgang Amadeus Mozart é bem retratada no filme.

video Além dos meus olhos

Além dos meus olhos
Além dos meus olhos (deficiência visual)
Título original: Eye on the sparrow
Ano: 1994
País de origem: EUA
Sinopse: Após alguns anos de casados, James e Ethel, que são cegos descobrem que não podem ter filhos. Quando decidem adotar uma criança, eles têm que enfrentar uma série de barreiras legais - e provar que são capazes de cuidar de alguém

video Amargo regresso

Amargo regresso
Amargo regresso (paraplegia)
Título original: Coming Home
Ano: 1987
País de origem: EUA
Sinopse: Em 1968, Bob Hyde (Bruce Dern), um oficial do exército americano, embarca para o Vietnã. Sally (Jane Fonda), sua mulher, vai trabalhar em um hospital de veteranos e lá se apaixona por Luke Martin (Jon Voight), um soldado que ficou paraplégico na guerra do Vietnã. A trama se desenvolve até que, quando a verdade é revelada, as conseqüências se tornam dramáticas para todos os envolvidos.

default Amy - Uma vida pelas crianças

Amy - Uma vida pelas crianças
Amy - Uma vida pelas crianças (visual / auditiva)
Título original: Amy 
Ano: 1982
País de origem: EUA
Sinopse: Amy, uma mulher infeliz após a morte de seu filho, deixa seu marido para se tornar professora em uma escola para crianças deficientes. Descobrindo uma nova razão para viver, ela se dedica a ensinar crianças surdas a falar, ao mesmo tempo em que elas o ensinam o verdadeiro sentido do amor.

video À primeira vista

À primeira vista
À primeira vista (deficiência visual)
Título Original: At First Sight
Ano: 1999
País de Origem: EUA
Sinopse: Amy (Mira Sorvino) se apaixona por Virgil (Val Kilmer), homem bonito que ficou cego acidentalmente na infância. Surge uma esperança, através de um novo tratamento experimental e Virgil é operado com sucesso. Ele recomeçará tudo de novo, aprendendo mais uma vez a enxergar a luz do dia e, quem sabe, descobrir a força do amor. Baseado no ensaio "To See and Not to See" ("Para Ver e Não Ver") do neurologista Oliver Sacks e inspirado pela história de vida verdadeira de Shirl Jennings.

video A teoria de tudo

A teoria de tudo
A teoria de tudo (física)
Título original: The Theory of Everything
Ano: 2015
País de origem: Reino unido 
Sinopse: Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.

video Carne trêmula

Carne trêmula
Carne trêmula (física) 
Título original: Carne trémula
Ano: 1998
País de origem: França e Espanha
Sinopse: Dirigido por Pedro Almodóvar, o filme se passa em Madri, em janeiro de 1970. Uma prostituta tem um filho em ônibus, quando tentava chegar na maternidade. O bebê se chama Victor. Após vinte anos, Victor (Liberto Rabal) está começando sua vida adulta e tenta se encontrar com Elena (Francesca Neri), desconhecida com quem, uma semana antes, teve um fugaz encontro.

video Colegas

Colegas
Colegas (Síndrome de Down)
Título original: Colegas 
Ano: 2013
País de origem: Brasil
Sinopse: Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia, surge a ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido na videoteca local, eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia não gostou nem um pouco dessa "brincadeira". Para resolver o problema, coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que só querem realizar os seus sonhos e estão dispostos a viver essa grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis.

video Desafio sem limites

Desafio sem limites
Desafio sem limites (paraplegia e deficiência visual)
Título original: Good luck
Ano: 1996
País de origem: EUA
Sinopse: Um grande astro do futebol americano sofre um acidente e fica cego. Um ano após o ocorrido, ele está desmotivado e completamente isolado. Ele é convencido por um deficiente físico a participar de uma regata mesmo com todas as dificuldades.

video Do Luto à Luta

Do Luto à Luta
Do Luto à Luta (Síndrome de Down)
Título original: Do Luto a Luta 
Ano: 1995
País de origem: Brasil
Sinopse: Uma análise das deficiências e potencialidades da Síndrome de Down, problema genético que atinge cerca de oito mil bebês a cada ano no Brasil. A Síndrome de Down é sem dúvida um problema, mas as soluções são bem mais simples do que se imagina, principalmente quando são deixados de lado os preconceitos e estigmas sociais.

video Ellen Keller - o milagre continua

Ellen Keller - o milagre continua
Ellen Keller - o milagre continua (surdo-cegueira)
Título Original: Helen Keller: The Miracle Continues
Ano: 1984
País de Origem: EUA
Sinopse: O filme retrata a história da americana Hellen Keller, que mesmo sendo cega, surda e muda, provou com a ajuda da professora Anne Sullivan sua importância.

video Feliz ano velho

Feliz ano velho
Feliz ano velho (tetraplegia)
Título original: Feliz ano velho 
Ano: 1987
País de origem: Brasil
Sinopse: Mário, um jovem que perdeu o pai durante a ditadura militar, mergulha em um lago e acaba sofrendo um acidente e ficando tetraplégico. Preso em uma cadeira de rodas, o rapaz busca formas de sobrevivência e começa a escrever sobre o seu passado. Logo ele finaliza um livro, que se torna um sucesso nas livrarias

video Ferrugem e osso

Ferrugem e osso
Ferrugem e osso (física)
Título original: De rouille et d'os
Ano: 2013
País de origem: França e Bélgica
Sinopse: Alain (Matthias Schoenaerts) está desempregado e vive com o filho, de apenas cinco anos. Ele parte para a casa da irmã em busca de ajuda e logo consegue um emprego como segurança de boate. Um dia, ao apartar uma confusão, ele conhece Stéphanie (Marion Cotillard), uma bela treinadora de orcas. Alain a leva em casa e deixa seu cartão com ela, caso precise de algum serviço. O que eles não esperavam era que, pouco tempo depois, Stéphanie sofreria um grave acidente que mudaria sua vida para sempre.

video Filhos do Silêncio

Filhos do Silêncio
Filhos do Silêncio (auditiva)
Título original: Children of a lesser god
Ano:1986
País de origem: EUA
Sinopse: James Leeds (William Hurt) é um idealista professor de linguagem de sinais que gosta de usar métodos pouco convencionais. Na escola em que acaba de ser contratado ele conhece Sarah Norman (Marlee Matlin), uma mulher arredia e fechada que continua na escola mesmo após ter se formado. Ao perceber o medo que a jovem tem do mundo, ele tenta se aproximar e ajudá-la, e o que era um desafio profissional logo transforma-se em uma louca paixão.

video Forrest Gump - O contador de histórias

Forrest Gump - O contador de histórias
Forrest Gump - O contador de histórias (intelectual)
Título original: Forrest Gump
Ano:1994
País de origem: EUA
Sinopse: Quarenta anos da história dos Estados Unidos vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran.

video Gaby - Uma história verdadeira

Gaby - Uma história verdadeira
Gaby - Uma história verdadeira (paralisia cerebral)
Título original: Gaby - A true story
Ano:1987
País de origem: México e EUA
Sinopse: Gaby, jovem filha de ricos europeus refugiados no México, foi diagnosticada com paralisia cerebral ao nascer. Apesar do corpo completamente paralisado, o cérebro continuou ativo e ela foi capaz de completar um curso na universidade e tornar-se escritora famosa.

video Gênio Indomável

Gênio Indomável
Gênio Indomável (altas habilidades)
Título original: Good Will Hunting
Ano: 1997
País de origem: EUA
Sinopse: Com Matt Damon e Robin Williams no elenco, o filme conta a história de um jovem com altas habilidades para a matemática e com atitudes rebeldes que o levaram a ter passagens pela polícia. Em uma noite de trabalho como faxineiro da universidade resolve um cálculo e acaba por ser descoberta como um gênio da matemática. Mas ele ainda precisa de conselhos de um especialista para evitar mais problemas.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito