
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) está atuando como instituição parceira na elaboração da Política de Educação em Tempo Integral do Território Catarinense, organizada pela Secretaria de Estado da Educação (SED). O ciclo de seminários sobre o assunto teve início nesta semana, em 13/05, com o primeiro seminário presencial que está sendo realizado em São José e conta com a participação de 200 profissionais da SED, das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), professores de diversas modalidades e de 28 instituições educacionais convidadas. Representam a FCEE as pedagogas Juliana Buratto, Supervisora de Atividades Educacionais Nucleares, e Luciana de Abreu Corrêa, da Supervisão de Atividades Educacionais Extensivas.
Além do evento desta semana, estão previstos ainda outros quatro encontros: mais um presencial e três online. Para a elaboração da política, o intuito é promover a formação continuada dos professores para que a metodologia seja cada vez mais eficaz, com foco na escuta de boas práticas, na proposição de ações pedagógicas e nos objetos de estudos da Educação em Tempo Integral.
Uma das metas desta formação é a produção de um caderno orientador. O documento será elaborado a partir dos temas discutidos ao longo dos encontros on-line e do segundo seminário presencial, previsto para o mês de junho. A partir dele, será criada a minuta do projeto que lei que irá instituir a Política Estadual de Educação em Tempo Integral para o Território Catarinense.
(Com informações da Secom/SED)