
Um grupo de 16 professoras da Escola Estadual Básica Princesa Isabel, do município de Morro da Fumaça, participaram nesta quarta-feira, 14/05, da Oficina de Recursos Pedagógicos de Baixo Custo, junto ao Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (Certa) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). A capacitação foi realizada em formato de assessoria técnica, exclusiva para as professoras da escola. Ministraram a oficina as professoras Ana Beatriz dos Santos, Elizabete Brinhosa e Simone Rodrigues.
O objetivo desta oficina foi capacitar as professores na área da Tecnologia Assistiva, a partir da elaboração e desenvolvimento de recursos pedagógicos acessíveis, confeccionados com materiais de baixo custo, visando favorecer a participação e o aprendizado de todos os estudantes.
A professora Daiane Luza, assessora de direção da escola, conta que conheceu a FCEE em 2014 e desde então acompanha as oportunidades de capacitação em educação especial. Em 2024, ela organizou a vinda de um grupo de professores da escola para uma visita técnica na FCEE, quando descobriu a possibilidade de solicitar uma assessoria técnica exclusiva para a escola. “Nossa escola é a maior do município, temos cerca de 800 alunos, sendo 60 deles público da educação especial”, explicou Daiane.
Muitos recursos pedagógicos criativos foram desenvolvidos na oficina. O objetivo, segundo Daiane, é montar uma recursoteca dentro da escola, para uso de todos os professores.
O Centro de Referência em Tecnologia Assistiva - CERTA da FCEE tem como objetivo ser referência em pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação na área da Tecnologia Assistiva em Santa Catarina, fomentando, produzindo e difundindo o conhecimento nesta área, especialmente para o público da educação especial no contexto educacional. Saiba mais neste link (https://www.fcee.sc.gov.br/centros-de-atendimento/certa) ou entre em contato pelo whatsapp
