sete pessoas sentadas em palco, a primeira delas em uma cadeira de rodas
Na semana passada, no dia 15/05, o evento “Café e inclusão: cultivando oportunidades” reuniu cerca de 150 pessoas, representantes dos setores de Recursos Humanos de diversas empresas da Grande Florianópolis, no auditório da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). O encontro contou com uma apresentação do trabalho realizado pelo Serviço de Inclusão e Acompanhamento Profissional (SIAP), do Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE, relatos de inclusão no mercado de trabalho feitos por pessoas com deficiência e cases de sucesso de empresas parceiras da FCEE.

“O objetivo do encontro foi discutir práticas inclusivas e compartilhar estratégias que promovam a diversidade e a igualdade de oportunidades dentro das organizações”, explica a coordenadora do CENET, Eliane dos Santos, destacando que os relatos dos profissionais mostraram “exemplos valiosos de como criar um ambiente de trabalho mais acessível e acolhedor para todos”.

No total, cerca de 60 empresas participaram do evento. Três empresas apresentaram cases de sucesso e relataram os processos de inclusão de contratados com deficiência na Grande Florianópolis, enquanto a pedagoga do CENET Andrea Domingos de Siqueira Pedrinho apresentou um relato da sua trajetória profissional e pessoal enquanto pessoa com autismo.

Ao final do evento, sete profissionais com deficiência compuseram uma mesa no palco para responder perguntas sobre suas trajetórias. Destes sete, quatro eram servidors da FCEE: além da pedagoga Andrea do CENET, também subiram ao palco a psicóloga do CENET e escritora Sandra Aparecida De Bem Stefanes, o pedagogo Paulo Suldóvski, atual presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede), e o professor de Libras Herlon Charles Motta.

Os educandos aprendizes do CENET também participaram do evento, assistindo as apresentações e auxiliando na produção do coffee break.

Um dos momentos altos do evento foi a apresentação em vídeo do CENET realizada por um aluno do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (Naahs) da FCEE. No vídeo da série “Rolê pela Fundação”, o aluno Dylan dos Santos Torres apresentou o trabalho realizado pelo CENET, em uma produção realizada dentro do projeto Jornalista Mirim do Naahs.

Saiba mais sobre o CENET neste link.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito