image_cal_na_paredeSão José, 11/04/2012 – A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promove entre os dias 16 deste mês e 6 de maio no Shopping Itaguaçú, localizado no município, uma exposição sobre arte em cerâmica intitulada “Cal na Parede”, uma releitura bem humorada ou um trocadilho com a expressão “CowParade” (escultura de vacas em fibra de vidro), evento que divulga arte e cultura em inúmeras cidades do mundo (e que em 2011/2012 incluiu algumas do Estado) há várias edições. (download de convite

A iniciativa é resultado de uma oficina de Artes do Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Super Dotação (Naah/s) de Santa Catarina, instalado na FCEE, e que desenvolve desde o ano passado a produção artística de vaquinhas em cerâmica, modelos de vaca em argila para a criação de formas “base” em gesso.

Baseada e inspirada no evento de expressão mundial, a ação do Naah/s visa promover a arte dos alunos com idade de onze a dezesseis anos, vinculados oficina de Artes e, ao mesmo tempo, promover a cultura açoriana, contemplada nas intervenções feitas em pintura e colagem. “Acreditamos que através do conhecimento e direito à prática de nossas raízes culturais estamos exercendo também nosso direito à cidadania e, assim, optamos pela temática do folclore do litoral catarinense”, disse a professora do curso e artista plástica Vânia Franz.

Como consta historicamente, o estado de Santa Catarina foi colonizado por povos de várias etnias, e tornou-se possuidor de um rico folclore e a cultura açoriana é predominante em seu litoral. “Tem sido um costume ou tradição dar acabamento às casas de estilo açoriano uma pintura feita com “cal”. Daí o trocadilho Cal na Parede/CowParade”, explicou a professora.

Histórico

Vânia conta ainda que os alunos vinculados ao curso de Criatividades em Artes foram incentivados a participar da edição 2011 do CowParade, realizado entre 2011 e 2012 Todos iniciaram seus projetos e assim os fizeram com empenho. Cada um apresentou sua proposta artística em uma vaquinha na pose escolhida entre os modelos, deitada, em pé e pastando; posteriormente, seis participantes se inscreveram, e um deles foi classificado entre os 140 escolhidos conforme divulgação na mídia. O aluno classificado não obteve patrocínio. Assim, o Naah/s resolveu promover uma releitura da CowParade, a Cal na Parede, que em comum com o projeto original só tem o animal, a vaca, com o intuito de contemplar esses alunos com o direito de concretizar seus projetos tirando-os do papel para a linguagem plástica, digna de apreciação”, explicou a professora do curso.

Os alunos do Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Super Dotação são oriundos de escolas da rede pública e particular, que apresentam indicativos de Altas Habilidades e Super Dotação. Passam por avaliações pedagógicas e psicológicas e durante sua permanência no Núcleo, e continuam em constante avaliação de professores e equipe técnica; além disso, desenvolvem projetos, aprimoram habilidades, enfrentam desafios e adquirem mais conhecimento através de novas experiências.

Assessoria de Imprensa - FCEE

(Atualizado em 17/04/2012, às 11h10)

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito