profissionais_da_fcee_realizam_curso_na_regio_oesteSão José, 29/05/2012 – A coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) Patrícia Amaral e os professores Marcos Luchi e João Paulo Ampessan realizaram nesta segunda-feira (28) e terça-feira (29), na Gerência Regional de Educação (Gered) em Chapecó, no Oeste catarinense, um curso de capacitação de intérpretes de Língua brasileira de sinais (Libras) dirigido a professores de escolas estaduais das Secretarias Regionais de Chapecó, Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Palmitos, Quilombo, São Lourenço do Oeste, Itapiranga e Xanxerê.

O curso, realizado na modalidade à distância, tem duração de 220 horas, sendo que 40 horas são oferecidas em cidades-pólos regionais, como Chapecó. A capacitação foi iniciada no dia 18 de abril e está programada até 13 de dezembro deste ano.

Segundo a coordenadora Patrícia, Santa Catarina tem cerca de 500 professores intérpretes que atuam com alunos surdos nas escolas da rede estadual, “e pensando em contemplar todos os profissionais, a FCEE propôs esta capacitação a distância”.   “Temos alunos com surdez que estão entrando na universidade. Isso [o curso] é uma conquista. Essas capacitações são muito importantes”, afirmou a integradora de Educação Especial e diversidade da Gerência de Educação da SDR Chapecó, Claudia Simone Fantin, em reportagem de Rafael Henzel, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional Chapecó.

Após o curso presencial, em Chapecó, será a vez de profissionais na Gerência Regional de Educação (Gered) de Joaçaba, no Meio-Oeste, que participarão do curso nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31). Na semana seguinte, na segunda-feira (4 de abril) e terça-feira (5 de maio), a capacitação será na Gerência Regional de Educação (Gered) de Lages. Esta é a primeira etapa dos encontros presenciais, sendo que a segunda etapa ocorrerá no final de julho.

Assessoria de Imprensa - FCEE