inclusao-social22/10/12 - Com o objetivo de debater as políticas públicas das Secretarias Setoriais de Estado das áreas da saúde, educação e assistência social que tenham como objeto as pessoas com deficiência, afro-descendentes e indígenas, iniciam hoje o III Seminário Catarinense de Educação Inclusiva e a XVIII Semana da Sociedade Inclusiva, organizados e coordenados pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por meio da Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação (Gecea). Os eventos, que acontecem simultaneamente nos dias 22, 23 e 24 de outubro na Faculdade Municipal de Palhoça, têm como público-alvo profissionais da rede regular de ensino e de instituições especializadas.

A primeira palestra de hoje, com início às 14h, tem como tema "Plano Viver sem Limite", seguida de uma mesa redonda e de um debate. Amanhã, terça-feira, os temas tratados serão “Pessoas com deficiência: barreiras e perspectivas” e “Doenças raras”, no período matutino. À tarde acontecem quatro oficinas simultâneas: “Jogos Cognitivos”, “Jogos e Brincadeiras”, “Novas Perspectivas da Atividade Física Adaptada” e “Tecnologia Assistiva/Educacional”. Já na quarta-feira pela manhã os temas tratados em palestras serão “Questões indígenas” e “Questões afro-descentes”. No período da tarde, serão oferecidas as mesmas oficinas.

O evento conta com a parceria das APAEs de Palhoça, Florianópolis, São José e Santo Amaro, da Secretaria Municipal da Educação de Palhoça, do Instituto de Audição e Terapia da Linguagem (Iatel), da 18ª Gered, da Secretaria Municipal da Educação de São José, Secretaria Municipal da Educação de Santo Amaro, APABB e SESI.

Os participantes que comprovarem frequência mínima de 80% serão certificados pela Gecea.

Saiba mais

O que: III Seminário Catarinense de Educação Inclusiva e a XVIII Semana da Sociedade Inclusiva

Público-alvo: Profissionais da rede regular de ensino e de instituições especializadas

Período: 22, 23 e 24 de outubro