maria308/11/12 - A pedagoga Maria das Graças Moukarzel, do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (Naah/s), escolhida pelos servidores da FCEE como a funcionária padrão de 2012, teve seu trabalho e dedicação homenageados nesta segunda (5), na entrega da Medalha Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, em Florianópolis. Ao total, 74 servidores das secretarias setoriais, regionais, autarquias e fundações receberam medalhas.

“Fiquei muito honrada por ter sido escolhida pelos meus colegas. Mesmo acreditando que outras pessoas mereciam estar no meu lugar, isso que me deixa muito satisfeita. Fica da minha parte uma gratidão muito grande a esses que foram tão generosas em me apontar como alguém que pode ter deixado alguma contribuição aqui na Fundação”, conta Maria das Graças sobre como se sentiu ao saber que seria homenageada.

Todos os anos, o Governo do Estado confere a Medalha do Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, criada em 27 de junho de 1999, em reconhecimento às ações meritórias de servidores públicos que tenham ultrapassado a atuação tradicional de seus deveres funcionais. Todos os agraciados são escolhidos em votação pelos seus companheiros de trabalho.

“Precisamos reconhecer sempre o esforço desses colaboradores, que respondem aos desafios com inovação e espírito liderança, sempre buscando o bem-estar dos cidadãos”, afirmou o secretário da Administração, Milton Martini. O evento marcou a abertura da 13ª Semana do Servidor Público, que segue até a sexta-feira (9). O tema deste ano é “A qualidade de vida começa com saúde”.

Alice Guilhon Gonzaga Petrelli - Nasceu em Florianópolis, em 17 de junho de 1899. Em 1928, aos 29 anos, foi nomeada escriturária da então Secretaria da Fazenda, Viação, Obras Públicas e Agricultura, tornando-se a primeira funcionária pública do Governo do Estado de Santa Catarina. Nessa repartição, conheceu o engenheiro italiano Leonardo Petrelli, com quem se casou em 1933. Em 1935, nasceu seu único filho, Mário José Gonzaga Petrelli.

Sempre comprometida com o bem-estar da comunidade, Alice Petrelli apoiou a criação da Casa do Estudante Universitário, em 1960, com o objetivo de amparar e facilitar a vida dos alunos do interior que vinha estudar na capital, sem ter recursos para moradia. Ela faleceu em 7 de outubro de 1990, aos 91 anos de idade.

maria
 maria2

Fonte informações: Assessoria de Comunicação FCEE/ Secretaria de Estado de Comunicação (SECOM)

Fotos: Assessoria de Comunicação FCEE/James Tavares (SECOM)