forum109/11/12 - Às 8h30 desta sexta-feira aconteceu a abertura do III Fórum Catarinense sobre Implante Coclear da Fundação Catarinense de Educação Especial e III Encontro de Implante Coclear do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Participou da mesa de abertura, ao lado de outras autoridades e representantes, a presidente da FCEE Rosemeri Bartucheski.

“O nosso compromisso é melhorar a vida das pessoas que habitam o nosso estado, e para isso precisamos de grandes instituições de capacitação e de disseminação de conhecimento. Esse trabalho envolve uma equipe multidisciplinar e nós queremos ser agentes dessa disseminação”, declarou Rosemeri em seu breve discurso.

Após a cerimônia de abertura, a palestra “Programa de implante coclear do HU-UFSC” foi ministrada pelo Dr. Cláudio M.I. Ikino, pela fonouadióloga Maria Madalena Pinheiro, pela psicóloga Rachel Schlindwein-Zanini e pela assistente social Judizeli Baigorria, todos do Hospital Universitário. Às 10h30min, após um intervalo, é a vez das profissionais da FCEE Patrícia Amaral e Maria Stela Sumienski apresentarem “O papel da Fundação Catarinense de Educação Especial frente à inclusão”. Às 11h, a fonoaudióloga Mônica Campello, do INES (RJ), fala sobre “O atendimento fonoaudiológico do usuário de implante coclear”.

À tarde acontece, a partir das 14h, a palestra “Programa Espaço Escuta: uma proposta de trabalho interdisciplinar”, com a psicóloga Carla Rigamonti. A seguir, a fonoaudióloga Mônica Campello volta para falar de “Implante Coclear e Biliguismo: um caminho possível”. Após o intervalo, será apresentado o tema “Como lidar com o aluno usuário de implante coclear na sala de aula”, com Kátia Fugiwara. Por fim, o evento será encerrado com a mesa redonda “Perspectivas atuais do implante coclear na educação”, com as fonoaudiólogas Mônica Campello e Kática Fugiwara e a psicóloga Carla Rigamonti.

A iniciativa tem o objetivo de promover a discussão sobre a reabilitação auditiva e a inserção do usuário de implante coclear na escola. Tem como público-alvo fonoaudiólogos, professores, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e intérpretes que desejam atualizar conhecimentos acerca do encaminhamento e acompanhamento de usuários de Implante Coclear.

Organizados pela Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação (Gecea) e coordenados pelo Centro de Avaliação e Encaminhamento (Cenae) da Fundação, o Fórum e Encontro contam com o apoio das empresas Politec e Medel e têm carga horária total de 8 horas/aula. Pela primeira vez os dois eventos estão sendo realizados concomitantemente, devido à parceira entre FCEE e HU-UFSC.

Os participantes que comprovarem a frequência mínima de 100% serão certificados pela FCEE, por meio da Gecea.

As servidoras responsáveis pela elaboração do projeto que deu origem a este evento são Tânia Regina Coelho Ferreira, fonoaudióloga do Cenae da FCEE, e Maria Madalena Pinheiro, do Hospital Universitário.

 forum2
 Assessoria de Comunicação FCEE

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito