zumbi20/11/12 – Hoje é o Dia da Consciência Negra, data dedicada à lembrança do líder quilombola Zumbi dos Palmares, morto em 1695. Para refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira são realizadas diversas ações por todo o país, durante a chamada Semana da Consciência Negra, da qual a FCEE participará com atividades relacionadas à temática.

Nos dias 20, 21 e 22 usuários do Centro de Educação e Vivência (Cevi) e do Centro de Educação e Trabalho (Cenet) vão realizar apresentações de Capoeira no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis; na Escola do Mar, em São José; nas Escolas Municipais Ruth Reis e Fernando Viegas e na Escola Estadual Maria de Lourdes Scherer, em Biguaçu. Eles serão orientados pelo educador físico Fernando Bueno, do Centro de Educação Física (Ceduf) da FCEE, que também vai ministrar palestras nos locais visitados.

Já no dia 30 de novembro, para encerrar as atividades, acontecerá o Encontro Catarinense de Capoeira Especial, às 10h, no auditório da FCEE.

“Ninguém comemora a morte de alguém; portanto, o dia 20 de Novembro não é dia de festa, mas sim um momento para reflexões e exposição dos dados que, infelizmente, ainda comprovam que o Brasil tem muito a fazer para repor os prejuízos históricos dos afrodescendentes”, ressalta Fernando, conhecido também como Mestre Tuti (Capoeira).

O professor explica que atualmente o discurso sobre inclusão necessariamente passa pela questão étnico-racial. "Especialmente a partir das alterações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - por meio das Leis 10639/03 e 11645/08, que tratam da obrigatoriedade da inserção das temáticas afro-brasileira e indígena nos currículos escolares -, o debate sobre a desigualdade social que atinge de forma mais contundente os afrodescendentes está mais presente nos ambientes educacionais".

Assessoria de Comunicação FCEE