dsc0938327/06/13 - Hoje foi o último dia do Curso de Formação Continuada para Integradores de Educação Especial e Diversidade, organizado pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por meio da Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (Gecae), que contou com representantes das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) do estado. [Versão em LIBRAS]

O período da manhã contou com as apresentações “Distúrbio do processamento auditivo central”, com a fonoaudióloga Kátia Helena Pereira; “Formação de Profissionais em Educação Especial”, com Maria Stela Sumienski; e “Orientações sobre progressão funcional”, com Maria Esmeralda Lohn, da Gecae.

À tarde, a gerente Jennifer Mary Teodósio e equipe apresentaram “Orientações sobre gestão de pessoas”. Participaram também da tarde de encerramento a presidente Rosemeri Bartucheski, o diretor administrativo, Leandro Domingues, a diretora técnica, Raquel da Silva, e a gerente da Gecea, Juliana Schmitz.

Rose destacou a importância do curso para a integração dos profissionais de educação especial das SDRs e da FCEE. “A vinda desses profissionais para esta capacitação foi fundamental, pois precisamos trabalhar de forma integrada, e para isso é preciso diálogo. Desde o início da gestão trabalhamos para isso aconteça”.

Segundo a presidente, os três dias foram muito produtivos para o trabalho que ainda está por vir.

“Ainda ficam muitas questões a tratar, mas nos encontrando, interagindo, compartilhando problemas e expectativas, já estamos dando um grande passo. Falando a mesma linguagem, com certeza daqui pra frente poderemos fazer um trabalho ainda melhor”, conclui Rose.

Para os integradores, o curso também deixou um saldo positivo

“Foi muito boa essa acolhida. Não nos encontrávamos há muito tempo, e nós, que estamos lá na ponta, precisamos dessas reuniões e de todo o conhecimento partilhado aqui para dar apoio aos profissionais que estão na rede regular trabalhando com a educação especial”, observou Luciana Pscheidt, de São Bento do Sul (pertencente à 25ª SDR - Mafra).

Para Eliane Maria Sunti, de Concórdia (6ª SDR), o encontro com os servidores da FCEE que fazem parte de seu trabalho cotidiano foi motivador. “O curso reforçou o trabalho que fazemos, nossa equipe... foi uma injeção de ânimo para continuar o trabalho lá na ponta. Tivemos nesses três dias muitos esclarecimentos, incentivo, muito apoio. Conversar pessoalmente com pessoas que normalmente tratamos por telefone ou e-mail é uma das melhores coisas, pois pudemos trocar muitas informações”.

A integradora também destacou como ponto positivo o conhecimento repassado pela equipe técnica da FCEE.
Repassar orientações sobre os serviços da FCEE foi o foco das palestras

No primeiro dia de curso, na terça-feira (25), foram tratados os temas “Políticas Públicas”, pelo psicólogo e integrador de grupo de trabalho da FCEE Sérgio Otávio Bassetti, e “Orientações técnicas relacionadas às atividades da supervisão extensiva”, com a Supervisora de Atividades Educacionais Extensivas da FCEE, Edite Sehnem.

Na quarta-feira, os assuntos tratados, pela manhã, foram “Orientações sobre o serviço do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez (CAS)”, com o coordenadora do Centro, Patrícia Amaral; “Orientações sobre benefícios”, com a coordenadora do Centro de Avaliação e Encaminhamento (Cenae), Mariuza do Carmo Pillmann; “Orientações sobre os benefícios do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP)”, com a coordenadora Jussara da Silva; e “Orientações sobre altas habilidades”, com a coordenadora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (Naah/s), Andréia Panchiniak.

À tarde, a sequência de palestras se deu com “Informações sobre o Centro Tecnológico de Educação Especial (Cetep)”, com a coordenadora Márcia Martins; “Eventos esportivos”, com o coordenador Jefferson Seeber, do Centro de Educação de Física (Ceduf); “SERIENE - Banco de Dados Estatísticos da área da Educação Especial pioneiro no Brasil na organização das Políticas Públicas e dos serviços”, com Helena Ferreira Mauricio, da equipe de Estatística da Gerência de Planejamento e Avaliação (Gepla) ; e “Orientações técnicas às Instituições Especializadas”, com Neusa Leal, da Gerência de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados (Gepca).

Assessoria de Comunicação FCEE