imagem

O objetivo da visita foi prestar assessoria técnica e administrativa para as escolas. “Além das APAEs, também vamos até as escolas estaduais que tem o programa do SAEDE (Serviço de Atendimento Educacional Especializado)”, explica a diretora de ensino, pesquisa e extensão (DEPE), Raquel Santos Rachadel da Silva.

A FCEE mantém convênio com as APAEs e, por isso, observa in loco a realidade das escolas, com a finalidade de supervisionar, saber de que maneira estão sendo investidas as verbas, deixar algumas orientações e direcionamentos necessários.

A diretora da escola especial de São João Batista, Bruna de Castro comenta que a visita da Fundação é muito importante para as instituições. “Se faz necessária a presença da FCEE para que possamos avaliar o trabalho realizado em nossa escola, tanto na parte pedagógica quanto na administrativa. Assim soubemos se realizamos de acordo com as diretrizes educacionais”.

A diretora da DEPE fica satisfeita com os resultados encontrados na APAE de São João Batista. “Engrandeceu nossos olhos, tanto em estrutura física, que é muito boa e adequada, tem toda acessibilidade, além de ter uma organização primordial. Igual a essa escola, não vi nenhuma ainda”, elogia. As assessoras salientam a importância da parceria entre escola, administração municipal e comunidade.

“Os trabalhos voluntários é que fazem a diferença. E nessa escola é o que mais encontramos. A diretoria da APAE deixou os trabalhos diários para estar presente na entidade e essa interação é fundamental”, diz Raquel.

As visitas nas escolas são realizadas pela FCEE em todo o estado de Santa Catarina e geralmente acontece em cada APAE em um espaço de tempo de dois anos. “Porém além da presença in loco, também disponibilizamos cursos que são realizados pelas secretarias de educação e gerência da educação, promovemos web e vídeo conferências, além dos profissionais se deslocarem para as regionais para participarem de palestras e cursos”, explica Joice Elizabete da Silva – GEGEP.

A diretora da escola especial, Bruna agradece a visita das assessoras da FCEE e alegra-se por saber que realizam um bom trabalho. “Ficamos gratos com a visita, pois foi através dela que constatamos que estamos no caminho. Lembrando sempre, que a aprendizagem deve ser contínua sendo necessário também avaliarmos, aperfeiçoarmos e nos comprometer em oferecer o melhor para nossos alunos”.

Além da APAE de São João Batista e Nova Trento, a FCEE esteve na E.E.B. São João Batista. Em Tijucas e Canelinha aconteceu a visita na APAE na terça-feira, 20, e também na E.E.B. Cruz e Souza e E.E.B. Minervina Laus.

Equipe de assessoria da FCEE:
Izabel Kretzer – SAEDE/DV – CAP
Aline Olin – SAEDE/DA – CAS
Francislanny Pereira de Jesus – SAEDE/DM – CENAP – TDAH - TGD
Grazielle Franciosi da Silva – SAEDE/DM – CENAP – TDAH – TGD
Lisiane Correa – SAEDEs – Supervisão/GECAE
Neusa Maria Leal – Supervisão/DEPE
Joice Elizabete da Silva – GEGEP
Raquel dos Santos Rachadel da Silva – DEPE

imagem
Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e a Gerência de Educação em visita à APAE de SJB

Fonte: Correio Catarinense de 23/08/13, por Miriany Farias | Foto: APAE