dsc0995502/09/13 - De 26 a 30 de agosto a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou o curso “A deficiência múltipla dentro do contexto histórico cultural”. O curso foi organizado pela Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação (Gecae) e coordenado pelo Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (Cener), e teve como público-alvo os profissionais das áreas de avaliação e reabilitação, produção de tecnologias assistivas, professores e pedagogos dos centros de atendimento da FCEE.

Com carga horária total de 30 horas, a capacitação foi ministrada pelo professor Élvio Marcos Boato, doutorando em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília, e teve como objetivo capacitar os profissionais da FCEE para serem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, como também embasar pesquisas e estudos voltados ao desenvolvimento de metodologias aplicáveis, tanto no âmbito pedagógico, quanto no das relações sociais, no do diagnóstico precoce e das intervenções mais assertivas para indivíduos com deficiência múltipla.

“Com esse curso quis trazer uma nova perspectiva para o atendimento de pessoas com deficiência múltipla, aqueles mais comprometidas”, explicou Élvio. O professor destacou o interesse dos profissionais da Fundação nas temáticas trazidas por ele. “Eles interagem muito, são muito participativos, pontuais. Estavam ansiosos para ouvir sobre as questões relacionadas ao autismo, às deficiências mais graves, sobre aquelas pessoas muito comprometidas, que não conseguem se comunicar, e como podemos intermediar as relações com elas”.

Élvio atualmente trabalha na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, e na Universidade Católica de Brasília, onde desenvolve um projeto de metodologia corporal para pessoas com deficiência. “A FCEE é uma referência para nós, é uma das instituições mais respeitadas no país na área de educação especial. Quando fiquei sabendo que viria para cá, sabia que precisava me preparar bastante, para trazer algo a mais. Os professores estão muito bem capacitados”, ressaltou o pesquisador.

Assessoria de Comunicação FCEE

Conteúdos trabalhados neste curso:
- Mecanismos inconscientes de defesa na atuação profissional com as pessoas com deficiência
- Deficiência Múltipla - conceitos, caracterização
- Atuação profissional com a deficiência múltipla - abordagens
- Possibilidades educacionais e de inclusão da pessoa com deficiência múltipla
- A teoria das emoções de Henri Wallon
- Tônus e suas implicações pedagógicas
- A emoção e o movimento corporal humano
- Educação Psicomotora e Deficiência Múltipla
- Desenvolvimento Psicomotor na deficiência múltipla
- Esquema corporal e a deficiência múltipla
- A disponibilidade corporal do profissional
- A família

Currículo professor: Élvio Marcos Boato possui graduação em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco de Educação Física (1984), pós-graduação em Psicomotricidade e Pedagogia do Movimento Humano pela FAFICLA (1991), pós-graduação em Educação Especial - deficiência mental pela UnB (1993) e mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2000) e está cursando Doutorado em Educação Física na Universidade Católica de Brasília. Atualmente é professor do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais da SEEDF, consultor voluntário da Federação das APAEs do Estado do Piauí, professor de graduação da Universidade Católica de Brasília e professor de cursos de pós-graduação do Instituto Saber (DF) e do Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão (PR). Tem experiência na área de Pedagogia e Educação Física, com ênfase em Educação Especial e Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, psicomotricidade, educação inclusiva e educação psicomotora, educação física escolar e educação física adaptada. É autor de 4 livros que abordam a Educação Especial, a Educação Psicomotora e o atendimento educacional especializado para pessoas com Deficiência Intelectual, Visual e Múltipla.

Fonte: CNPq