dsc0998009/09/13 - De 3 a 6 de setembro a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ofereceu o curso “Modalidades de Atendimento para alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação”. A capacitação foi coordenada pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (Naah/s) e organizada pela Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação (Gecae) e teve um total de 24 horas aula.

O curso foi ministrado pela professora Cristina Maria Carvalho Delou, Doutora em Educação, com ampla experiência na área da Educação Especial, notadamente em altas habilidades/superdotação. “Para nós do Núcleo é uma honra receber uma profissional como ela, que é uma entusiasta do tema e que nos inspira a lutar ainda mais em prol desse público às vezes esquecido pelas políticas no estado”, destacou a coordenadora do Naah/s, Andréia Panchiniak.

“Soubemos que ela fez questão de vir à Santa Catarina para conhecer o trabalho de educação especial realizado pela FCEE e pelo Naah/s, com os superdotados. Foi muito bom saber que temos feito um bom trabalho, reconhecido em outros lugares. Ela ainda nos deu muitas orientações e apoio”, acrescentou.

A coordenadora ainda destaca a importância da vinda de profissionais renomados para a formação dos servidores do Núcleo. “Em julho recebemos a visita da Dra. Zenita Guenther , e agora da Dra. Cristina. Isso é muito importante, principalmente para os novos servidores aqui do Naah/s, por terem a oportunidade de conhecer pesquisadores que falam do tema das altas habilidades com tanta profundidade. Nós só temos a agradecer”.

Outro ponto positivo do curso que Andréia destacou foi a participação de profissionais de outras instituições de educação, inclusive de outros municípios. “Juntos pudemos discutir sobre políticas públicas e a principalmente sobre implantação de serviços”.

Estiveram presentes nesta capacitação, além de profissionais da FCEE, profissionais da Secretaria de Estado da Educação (SED), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Gerência de Educação Inclusiva, Secretaria Municipal de São José, Centro de Ciências da Educação, Secretaria de Educação e Esportes de Santo Amaro, Secretaria de Educação de Palhoça e Prefeitura Municipal de Biguaçu.

O curso teve como objetivos: (1) aprofundar as estratégias metodológicas necessárias ao desenvolvimento das habilidades dos alunos; (2) estudar os aspectos positivos e os pontos vulneráveis da utilização desses recursos (Aceleração, Enriquecimento Curricular, Agrupamento); (3) possibilitar aos profissionais identificar nos espaços educacionais atividades que contemplem estas modalidades.

Assessoria de Comunicação FCEE 

 
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Assuntos abordados na capacitação
- Conceituação de Aceleração, Enriquecimento Curricular e Agrupamento;
- Estratégias de utilização das Modalidades de Atendimento;
- Discussão acerca das implicações destas estratégias no desenvolvimento das habilidades dos alunos;
- Identificação das estratégias utilizadas nas escolas que contemplam estas estratégias.   
 

Currículo Dra. Cristina Maria Carvalho Delou: Psicóloga e Licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), Especialista e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), e Doutora em Educação, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente, é Professora Associado III, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense. Colaborou na criação do projeto aprovado pela CAPES e a Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional Diversidade e Inclusão. É membro permanente no Programa de Pós-Graduação Ciências e Biotecnologia (ex-Biologia das Interações), na UFF, e colaboradora no Programa Ensino de Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ) e no Programa de Pós-Graduação em Música (UNIRIO). Criou e coordena o curso de pós-graduação lato-sensu Educação Especial e Inclusiva. Coordena o Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD) e o programa de extensão "Escola de Inclusão", apoiado pela FAPERJ e pelo PROEXT/MEC 2009 a 2011. É autora de artigos e capítulos de livros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando em: educação especial, educação inclusiva, altas habilidades, superdotação, materiais didáticos acessíveis, inclusão e formação continuada de professores. Membro do Conselho Técnico do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) de 2003 a 2012. Foi eleita Presidente do ConBraSD para o biênio 2011-2012.

Fonte: CNPq 

 
 
 

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