dsc0998711/09/13 - De segunda a sexta-feira da semana passada profissionais de educação física, fisioterapeutas, pedagogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos da FCEE participaram do curso “Atividade motora adaptada para deficientes múltiplos com deficiência física associada”, ministrado pelo professor Tiago Baptista. Com total de 30 horas aula, a capacitação foi organizada pela Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação (Gecae) e coordenada pelo Centro de Educação Física (Ceduf). [Versão em LIBRAS]

“Vi esse curso como uma oportunidade excelente para trocar informações, porque a Educação Física é uma área em que não é possível trazer uma informação pronta. O ideal é você construir um ambiente para que esses profissionais que estão aqui, com suas diferentes experiências, possam trocar informação”, destacou o professor Tiago.

Ele é mestre em Ciências do Movimento Humano pela Udesc, professor titular da Unisul (graduação e pós) e técnico de equipes de basquete sobre rodas. Sua experiência na área da educação física está focada em exercícios e esportes para pessoas com deficiência e no treinamento desportivo.

O conteúdo do curso foi organizado em três eixos: Conceitos de deficiência física e deficiência múltipla; Atividades adaptadas; e Formas de avaliação (instrumentos, testes). Com foco na pessoa com deficiência múltipla associada à deficiência física, Tiago explica que durante a capacitação buscou trazer exemplos e técnicas de sua própria vivência, sempre com objetivo de aproximar ao máximo as atividades a serem realizadas com as PCD ao esporte.

“Trabalhamos com pessoas que normalmente têm mais dificuldade de se adaptar ao que a gente tem como esporte já posto. Por isso, é preciso muita criatividade para que a gente consiga efetivamente aproximá-los dessa questão desportiva, por meio de atividades que de uma forma ou de outra mantenham alguma característica do esporte - e foi isso que coloquei como o grande desafio: poder fazer com que eles vissem possibilidades mesmo nas deficiências mais severas”.

Os participantes com mínimo de 80% de participação foram certificados pela FCEE.

Assessoria de Comunicação FCEE

Currículo de Tiago Baptista:
profissional de Educação Física (CREF 0814-G/SC) formado na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1999), com mestrado em Ciências do Movimento Humano também na UDESC (2003) e capacitação em Sports Instructos for Disable People pela JICA - Japão (2003). Professor do Ensino Superior - Curso de Educação Física, em disciplinas de Treinamento Desportivo e Esportes para pessoas com deficiência. Professor de Pós Graduação - Educação Física e Esporte. Técnico de equipes de basquete sobre rodas.

Fonte: Linkedin