dsc0018930/09/13 - No dia 20 de setembro, a presidente Rosemeri Bartucheski e uma equipe de profissionais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) estiveram em Joinville para a apresentação de publicações técnicas e pesquisas da instituição. Na mesma ocasião, Rose e a Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville (23ª SDR), Simone Schramm, firmaram convênio, por meio da assinatura de Termos de Cooperação Técnica, com dez instituições especializadas da região.

O evento aconteceu na APAE do município, onde a equipe da FCEE foi recebida pela presidente da Associação, Heloísa Walter de Oliveira, e pela Integradora de Educação Especial e Diversidade, Sonia Terezinha Serpa de Oliveira.

As apresentações ficaram por conta de Waldemar Carlos Pinheiro, Gerente de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados; Elaine Carmelita Piucco, Supervisora de Atividades Educacionais; Marise Caldeira Andrada e Silva, coordenadora do Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (Cener); Roberta Guterres, nutricionista; Cristiane Alves, fonoaudióloga; Juliana Buratto, pedagoga; e Gizelle Fagá, intérprete de LIBRAS.

Por cerca de duas horas, os profissionais da FCEE falaram sobre as publicações “Intérpretes Educacionais de Libras: orientações para a prática profissional”, “Locomoção: independência e autonomia”, “Calendário Brincando com a Família”, “FCEE em números” e “Manual de Receitas para Disfagia” e e sobre a pesquisa “Caracterização do perfil dos usuários com alterações de deglutição atendidos na FCEE”.

As publicações foram distribuídas gratuitamente para todos os presentes. Tratando de diferentes deficiências/temáticas, elas devem servir de subsídio teórico e técnico não apenas para profissionais que trabalham com educação especial, mas também para as famílias.

Depois de Joinville, a FCEE já realizou apresentações na cidade de Lages. Os próximos destinos serão Itajaí, Criciúma, Chapecó e Florianópolis. Porém, segundo a presidente Rose, a ideia é futuramente visitar mais municípios.

“Com esta ação queremos reforçar a missão da Fundação, que é fomentar, produzir e difundir o conhecimento científico e tecnológico referente à educação especial no estado. Levando nossas publicações e nossos técnicos a diversas regiões do estado, estaremos socializando nossas produções, compartilhando o nosso conhecimento para melhorar a vida das pessoas com deficiência em Santa Catarina”, destaca.

dsc00189
A presidente Rose Bartucheski iniciou as apresentações falando sobre a FCEE, seus objetivos, principais projetos e parcerias e orçamento.
dsc00195
 Auditório da APAE de Joinville estava lotado para receber equipe da FCEE.
dsc00265
A agenda semanal "Brincando com a família" foi apresentada pela coordenadora do Cener, Marise Caldeira Andrada e Silva (à direita), na foto com a supervisora Elaine Piucco.
dsc00273
 A intérprete de LIBRAS Gizelle Fagá, do CAS, apresentou o livro "Intérpretes Educacionais de Libras: orientações para a prática profissional".
dsc00267
“Locomoção: independência e autonomia”, foi apresentado por Juliana Buratto, do Cenet.
dsc00277
Cristiane Alves, fonaudióloga, falou sobre a pesquisa “Caracterização do perfil dos usuários com alterações de deglutição atendidos na FCEE”.
dsc00283
 A nutricionista Roberta Guterres apresentou o “Manual de Receitas para Disfagia”.
dsc00288
O gerente Waldemar Carlos Pinheiro encerrou as apresentações da equipe técnica da FCEE.

Saiba mais sobre os convênios
No dia 20 de setembro a FCEE firmou convênio com as APAES de Barra do Sul, Araquari, Barra Velha, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul; e com as instituições especializadas: Associação de Amigos do Autista (AMA) de Joinville, Associação Joinvillense para Integração dos Deficientes Visuais (AJIDEV) e Associação para Integração Social de Crianças e Adolescentes Especiais (APISCAE). Os convênios com a 23ª SDR totalizam aproximadamente 4,5 milhões de reais, valor correspondente ao investimento em profissionais.

O convênio é firmado por meio da assinatura de um Termo de Cooperação, que tem como objeto a cooperação técnico-pedagógica entre a Fundação e a instituição especializada, visa ao estabelecimento de condições adequadas para o atendimento de pessoas com deficiência na instituição especializada de educação especial mantida pela instituição, em conformidade com as diretrizes da Política de Educação Especial definidas pela FCEE, Secretaria de Estado da Educação (SED/SC) e Resolução 112/06 do Conselho Estadual de Educação.

Assim, prevê obrigações de ambas as partes, além de uma série de critérios para que o convênio seja mantido.Entre as obrigações da FCEE, está a cessão de professores do quadro do magistério; o controle da movimentação do pessoal em exercício na instituição especializada; a orientação quanto às políticas públicas, organização de serviços, adequação de metodologias, tecnologias assistivas e práticas de atendimento; e a capacitação de profissionais.

Em contrapartida, a instituição signatária do termo se compromete em cumprir efetivamente as diretrizes da Política de Educação Especial, garantir a matrícula de educandos diagnosticados, encaminhar relatórios à Fundação, entre outros deveres.

Dados dos convênios

Direção - 40 horas

Valor mensal aproximado: R$ 25.000,00
Valor anual aproximado: R$ 320.000,00

APISCAE - ASSOCIAÇÃO PARA INTEGRAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES  ESPECIAIS

Número de Educandos - 63
Professor de Sala - 100 horas

dsc00260
 dsc00263
 dsc00251
 dsc00255
 dsc00252
 dsc00248
dsc00241
 dsc00242
Nas fotos acima: Rose Bartucheski, secretária Simone Schramm e presidentes das instituições especializadas de Joinville com as quais FCEE e SDR assinaram convênio.

Assessoria de Comunicação FCEE