402/10/13 - Nesta segunda-feira, 30 de setembro, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por meio do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez, realizou um evento alusivo ao Dia do Surdo, que contou com apresentações de dança, teatro, música, histórias e depoimentos de surdos.

O Dia do Surdo é comemorado pela comunidade surda brasileira no dia 26 de setembro, dia em que foi inaugurada a primeira escola para surdos no país, em 1857 – o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro.

Já a Federação Mundial dos Surdos celebra internacionalmente no dia 30 de setembro, quando são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. 

 

15
Patrícia Amaral, coordenadora do CAS, abriu o evento falando sobre a importância de aceitarmos a Língua de Sinais como algo fundamental para que a comunicação dos surdos aconteça e como parte da cultura do surdo.
13
14
Os alunos do Serviço de Estudo e Aprendizagem da LIBRAS (SEALI), sob a coordenação das professoras Janaína e Elaine, deram início as apresentações com a  música “ O sapo não lava o pé”.
11
12
A turma do curso de Libras Intermediário, juntamente com o professor Marquioto e os Intérpretes Saulo e Gizelle, emocionaram os presentes com a apresentação de “O mundo da Libras”.
10
Na foto acima, apresentação da música “Camaro Amarelo” pelas alunas do Curso Básico de Libras.
9
Acima, cenas do teatro “Três Porquinhas Surdas e o Lobo mau” com os surdos Marquioto, Daiane, Elaine e a intérprete de LIBRAS Elenice.
8
 Os intérpretes João Netto e Vanessa, com a peça “Mãos Frenéticas”.
7
A turma de alunos surdos da Escola Nossa Senhora da Conceição apresentou uma dança de rock anos 60.
6
5
4
figura3
figura2
O público teve a oportunidade de conhecer um pouco da história de alguns surdos, que relataram dificuldades e conquistas que obtiveram ao longo de suas vidas. Entre eles, Deonísio Schmidt, professores Marcos Marquioto, Janaína Kosztrzepa, Elaine Ampessan, Daiane Ferreira e Alessandra.
 


Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito