dsc0030404/10/13 – Nesta quarta-feira (3), a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), representada por uma equipe de técnicos, dirigentes e pela presidente Rosemeri Bartucheski, esteve em Itajaí para apresentar pesquisas e publicações produzidas pelos profissionais da casa. Aberto ao público, o evento aconteceu na Univali, à tarde.  Alguns membros da equipe aproveitaram também para visitar a APAE do município.

A presidente Rose, acompanhada da Gerente de Avaliação e Planejamento, Rita Furtado, da psicóloga Léa Marzagão Beringhs e do Gerente de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados, Waldemar Carlos Pinheiro, estiveram na APAE no período da manhã. A equipe foi recebida pela presidente Vera Lucia Corrêa Figueredo, pela diretora Lucélia dos Reis e pela secretária Deise.

Representantes da FCEE e Associação aproveitaram para tratar de assuntos diversos, entre eles o programa do governo federal Fundo de Desenvolvimento Social (FUNDOSOCIAL), cujos recursos destinados às APAEs no estado são administrados pela FCEE, e a mobilização de todos os segmentos da sociedade em prol das pessoas com deficiência. Também entrou em pauta o Programa de Atendimento Materno Infantil desenvolvido pela APAE de Itajaí, além de assuntos como o mercado de trabalho para PCD e editais dos próximos concursos promovidos pela Fundação.

dsc00294
Acima, fotos da visita da equipe da FCEE à APAE de Itajaí.

No período da tarde, se deram as apresentações das publicações técnicas e pesquisas da FCEE, já realizadas em Joinville (20/09) e Lages (24/09).  O evento contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí e Gerência Regional de Educação.

Publicações e profissionais responsáveis pelas apresentações: “Locomoção: independência e autonomia”, por Juliana Paula Buratto, pedagoga do Cenet; agenda semanal “Brincando com a família”, por Solange Kretschmann, professora do Cener; “Intérpretes de LIBRAS: orientações para a prática profissional”, por Gizelle Fagá, intérprete de LIBRAS do CAS; “Fundação em números”, por Waldemar Carlos Pinheiro”, Gerente de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados; “Manual de Receitas para Disfagia”, pela nutricionista Roberta Guterres, que também falou sobre a pesquisa “Caracterização do perfil dos usuários com alterações de deglutição atendidos na FCEE”. Participou também das apresentações Elaine Piucco, fisioterapeuta e Supervisora de Atividades Educacionais.

Ao final, a psicóloga Léa Marzagão Beringhs apresentou “Concepções de deficiência e o papel do serviço de Educação Especial”. Léa atua há 13 anos na FCEE, instituição na qual já coordenou a implantação das salas estruturadas para alunos com autismo, esteve à frente do Centro de Reabilitação Ana Maria Phillipi (Cener) e atualmente atua junto à Supervisão de Atividades Educacionais Extensivas, na Gerência de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados (Gepca). É docente nas áreas de autismo e TDAH.

Assessoria de Comunicação FCEE

dsc00297
 A mesa de abertura contou com Rose Bartucheski, presidente da FCEE; Isabel Cristina Cardoso Belizário, Gerente Regional de Educação; Lucélia Sarda, Integradora de Educação Especial e Diversidade; Daniela da Silveira, Supervisora de Educação Especial, que representou todas as Secretarias Municipais da região.
dsc00316
Antes de iniciarem-se as apresentações, alunos da APAE de Navegantes apresentaram a dança “O Soldadinho de Chumbo e a Bailarina”, baseado no conto de fadas escrito por Hans Christian Andersem em 1838. A coreografia foi criada pela professora Simoni da Silva.
dsc00329
Alunos da APAE de Camboriú apresentaram a sua fanfarra, “Alegria de Viver”, formada em 2009 para complementar a função da Associação de despertar a capacidade intelectual e elevar a autoestima dos alunos, por meio da música.
dsc00339
Gizelle Fagá, intérprete de LIBRAS do CAS, apresentou o livro “Intérpretes de LIBRAS: orientações para a prática profissional". Antes dela, Juliana Paula Buratto, pedagoga do Cenet, falou sobre a publicação “Locomoção: independência e autonomia”.
dsc00344
A psicóloga Léa Marzagão Beringhs falou sobre concepções de deficiência e o papel do serviço de Educação Especial.
dsc00309
Juliana Buratto, Gizelle Fagá, Waldemar Pinheiro e Solange Kretschmann.