foto_fachada14/10/13 - De 30 de setembro a 4 de outubro a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por meio da Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (Gecae) e da Gerência de Apoio Operacional  (Geapo), realizou o curso “Transporte escolar – postura ética e profissional com os usuários”. Com total de 30 horas aula, esta capacitação foi voltada aos motoristas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, gestores e famílias dos usuários da FCEE.

O curso teve como objetivo oferecer treinamento dos profissionais que atuam no transporte escolar e que lidam diretamente com os usuários da FCEE. Foi ministrado por Darcí Reali, advogado e mestre em Direito.

Conteúdos trabalhados no curso
Obrigações relativas aos veículos e condutores
Documentação dos veículos;
Condições de segurança dos veículo e equipamentos obrigatórios;
Habilitação  e outros documentos exigidos por lei para os condutores.

Obrigações relativas aos condutores (técnico em cuidados especiais) do transporte escolar

Qualificação legal;
Legislação civil e penal;
Encargos dos monitores em relação aos usuários.

Regulamento do transporte escolar ( pessoas com deficiência)
Exigências especiais do regulamento de transporte escolar;
Regras a serem observadas pelos condutores;
Regras relativas à legislação de trânsito;
Regras especiais de circulação para transporte escolar;
Providencias em caso de imprevistos: ausência de responsáveis no acolhimento, situação de risco para o transporte escolar.

Obrigações ao encargo das escolas
Acolhimento e segurança na chegado dos educandos;
Controle de embarque;
Outras providencias relacionadas à segurança dos usuários.

Crimes a que estão sujeitos ao condutores do transporte escolar
Relativos à legislação de trânsito, ao código penal por envolver a administração pública.

Responsabilidade civil, penal e administrativa.
Hipóteses de responsabilização dos agentes públicos, dos prestadores contratados, solidários do estado;
As penas decorrentes da lei de licitação;
Disposição do código de transito brasileiro e do estado de santa Catarina, referente ao transporte de pessoas portadoras deficiência.

Currículo do professor:

Darcí Reali, advogado, mestre em Direito e docente da Universidade de Caxias do Sul, no Curso de Direito e Curso Superior de Gestão Pública. Diretor do Institudo de Estudos Municipais (IEM), em Porto Alegre (RS), ex-secretário e assessor jurídico municipal, com atuação profissional na assessoria de Municípios e na realização de cursos relacionados aos aspectos legais, administrativos e gerenciais dos municípios, vários dos quais direcionados à educação municipal. Co-autor dos livros Regime Próprio de Previdência dos Municípios e Previdência Municipal: Guia dos Fundos e Institutos, dentre outros dedicados à administração pública.